quinta-feira, 25 de julho de 2019

Mestre Alambiqueiro - 6ª Edição do Curso do IFFar.

6ª Edição do Curso Mestre Alambiqueiro - IFFar Campus Jaguari/RS.
O Campus de Jaguari/RS do Instituto Federal Farroupilha – IFFar recebeu nos dias 17 a 20 de julho os participantes da 6ª edição do Curso de Mestre Alambiqueiro realizado em parceria com a Limana Poliserviços, tradicional fabricante de alambiques e equipamentos para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar instalada neste município desde 1967 e a Embrapa Clima Temperado com sede em Pelotas/RS. Os treinamentos teóricos e práticos aconteceram no alambique escola instalado no Campus do IFFar.

Foram quarenta participantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, em sistema de imersão e com apoio de instrutores qualificados que detalharam sobre sistemas de produção da cana-de-açúcar, projetos de instalação dos alambiques, equipamentos, tecnologias, recursos humanos, licenciamento ambiental, tributação, moagem e preparação do caldo, fermentação, destilação, padronização e qualidade, envase, análise sensorial, marketing e mercado da cachaça de alambique.

Instrução prática sobre o reconhecimento de doenças e parasitas da cana-de-açúcar.
 
Os cursos de Mestre Alambiqueiro do IFFar acontecem anualmente na segunda quinzena de julho durante o recesso dos alunos e oferece aos participantes toda a infra estrutura necessária, com alojamentos confortáveis e alimentação. O objetivo do curso é ensinar a teoria e as práticas da produção da cachaça de alambique no sul do Brasil, formar novos mestres alambiqueiros e atualizar os que já estão em atividade, orientar os produtores e novos empreendimentos, transmitir conhecimentos técnicos, divulgar novas tecnologias e identificar oportunidades relacionadas ao mercado e à cadeia produtiva das cachaças de qualidade.

O Coordenador do curso, André Sabino lembra que as vagas são limitadas em quarenta e que os interessados em participarem na próxima edição entrem em contato com o Instituto Federal Farroupilha, Campus de Jaguari/RS, pelo telefone 055 3255 0213, pela página do IFFar na internet ou pelas redes sociais.

Programação do Curso de Mestre Alambiqueiro - Clique aqui

Instituto Federal Farroupilha Campus de Jaguari/RS – Clique aqui

Limana Poliserviços – Clique aqui

Embrapa Clima Temperado – Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.