sábado, 21 de janeiro de 2017

Velho Alambique - Santa Tereza/RS.

Antonio Silvio Hendges do blog RS no alambique e Ivandro Remus.

No município de Santa Tereza, nas margens do Rio Taquari-Antas, na Região da Serra Gaúcha, Ivandro Remus e sua família produzem as cachaças orgânicas Velho Alambique, A Locomotiva e a Extra Premium Cenário, homenagem às belezas locais e a dedicação familiar na produção de cachaças com muita qualidade.

Paisagem de acesso na Cachaçaria Velho Alambique.
 
A cana é uma variedade nativa da região, cultivada de forma orgânica e controlada para garantir a qualidade da matéria prima, moída diariamente e fermentada com total controle e higiene durante o processo. A destilação é realizada em alambiques de cobre e inox, com as separações adequadas das partes de cabeça e cauda, resultando em cachaças sensorialmente complexas, com sabores marcantes e exclusivos. 

Alambiques de cobre e inox.

São evidentes os cuidados na produção de uma cana de excelente qualidade, seleção e preparo adequados para a extração do suco, controle rigoroso da fermentação e destilação.

Área de armazenamento e envelhecimento das cachaças Velho Alambique.

A linha de cachaças Velho alambique é composta da prata armazenada em inox, amburana, blend de carvalho, grápia e angico, blend premium de carvalho americano e europeu e cabreúva premium, em embalagens de 700 ml, 160 ml e 50 ml. As caixas em papelão rústico com o recorte estilizado da cana de açúcar valorizam o visual.

Cachaças Velho Alambique, premiadas em concursos nacionais e internacionais.

As embalagens em porcelana de 700 ml e 125 ml são de muito bom gosto e inspiradas nos azulejos e mosaicos portugueses. Os kits em madeira trabalhada e com diversas opções tornam ainda mais agradável a visita ao Velho alambique.

Cachaça e meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos é constante durante toda a cadeia produtiva: a palha resultante das colheitas é utilizada na proteção dos solos e as pontas utilizadas na alimentação de animais. O bagaço resultante da extração do suco é compostado para adubação, utilizado na retenção da umidade nos solos e no controle biológico das ervas invasoras nas áreas de produção. A vinhaça ou vinhoto que sobra após a destilação também é utilizado nas lavouras para incorporar cada vez mais a qualidade aos solos da região.

Não existe nenhum tipo de adubação química ou utilização de defensivos industriais nos canaviais da Velho Alambique.

Por todo este cuidado, os produtos são certificados como orgânicos, além do selo Sabor Gaúcho e do reconhecimento pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

Cenário Extra Premium

“Nosso cenário é a pequena cidade de Santa Tereza, na Serra Gaúcha. Com diversos prédios históricos tombados pelo IPHAN. Nesse espetáculo somos o malabarista, personagem que nos representa neste produto. Ele conta a nossa história, que através de muita dedicação e apreço pela cana construíram uma cachaçaria excepcional. A Cenário Extra Premium é uma cachaça envelhecida cinco anos em barris com blend de três madeiras: carvalho, grápia e angico”.


O blend do carvalho com a grápia e o angico resultou em uma intensidade aromática com notas sofisticadas e sabores muito equilibrados e exclusivos.


Como disse o mestre alambiqueiro Ivandro Remus “essa é para tomar ajoelhado”. E eu concordei, é claro.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo patamar de excelência alcançado. Empreendimento de sucesso que exigiu muito esforço inicial, fé na sua exequibilidade, perseverança na busca dos objetivos e aplicação diária no aprendizado e busca na melhoria do processo. Os primeiros pingos de suor hoje estão refletidos nos olhares de admiração dos clientes e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua participação e comentários. Realmente o Velho Alambique é uma referência na produção de cachaças com muita qualidade e cuidados com o meio ambiente, além de estar localizado em uma paisagem maravilhosa e contar com o atendimento personalizado do Sr. Ivandro Remus e sua família.

      RS no alambique, saúde!

      Excluir

Muito obrigado por seu comentário.