quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A grappa ou graspa.

A Grappa L'onore é produzida em Nova Pádua/RS.
A grappa ou graspa 
elaborada a partir do bagaço de uvas é uma das bebidas destiladas mais antigas, com indicações de que no ano de 1400 já existia a sua produção na região de Friuli  no norte da atual Itália. Surgiu nas regiões frias, uma bebida típica dos trabalhadores rurais, evocadora das suas origens das regiões montanhosas.

Na Itália, a grappa é não somente um destilado, mas um símbolo nacional da formação do país.

Os diferentes dialetos italianos tinham diferentes grafias e vocábulos para a mesma bebida: grapa na Lombardia, rapa no Piemonte e graspa no Vêneto. Esta última denominação é a mais utilizada no Brasil, pois os imigrantes italianos que colonizaram a Região da Serra no Rio Grande do Sul, vieram majoritariamente desta região. O termo bagaceira era utilizado pelos portugueses que colonizaram o Brasil que neste período também a produziam e consumiam.

No Brasil existem poucos documentos históricos, mas possivelmente sua produção tenha iniciado ao final do Século XIX com a imigração italiana. A produção de grappa no RS, maior produtor do Brasil, já foi bem mais significativa, mas atualmente é limitada a poucas empresas relacionadas ao setor vinícola. Mas nos últimos anos sua produção ganhou força e seu consumo está ganhando espaço como bebida destilada de qualidade.

Grappas Casa Bucco, produzidas no Vale do Rio das Antas no RS.

Mas o que é grappa ou graspa? É uma bebida destilada a partir do bagaço fermentado de uvas, geralmente subproduto da produção de vinhos.

Lei 7.678/1988, artigo 20: "Bagaceira ou grappa ou graspa é a bebida com teor alcoólico de 35% (trinta e cinco por cento) a 54% (cinquenta e quatro por cento) em volume, a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida a partir de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva, com ou sem borras de vinho, podendo ser retificada parcial ou seletivamente. É admitido o corte com álcool etílico potável da mesma origem para regular o conteúdo de congêneres".

A Grappa Alba é produzida em Monte Belo do Sul/RS.

O conceito de que a grappa possui teor alcoólico superior aos outros destilados não se justifica, pois sua graduação alcoólica é a mesma de outras bebidas regulamentadas pela legislação brasileira. O consumo geralmente é em pequenas quantidades pura, em coquetéis ou em harmonizações com cafés, charutos, doces e sobremesas.

Para adquirir as Grappas Alba e L'onore clique no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.