quinta-feira, 18 de junho de 2020

Iguariaçá - São Borja/RS.

Foto: Itamar José Bernardi.
O empreendimento surgiu em 1998 com a necessidade de diversificar as atividades na propriedade rural, a Fazenda São José, localizada na BR 287, km 464, no Distrito de Iguariaçá em São Borja/RS. A lavoura de cana de açúcar inicialmente utilizada na alimentação do rebanho passou a ser destinada em parte à fabricação de cachaça. Dois anos depois, atenderam-se todas as exigências legais e obteve-se o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

A produção da cana é integrada às atividades da propriedade, o bagaço alimenta o rebanho bovino e outros animais, o vinhoto retorna como fertilizante para o canavial que é colhido manualmente sem queimadas. A lenha utilizada na produção é de eucaliptos cultivados na propriedade, a água da chuva é armazenada e resfria a serpentina do alambique, com isso os impactos ambientais são controlados do cultivo da matéria prima ao destino final dos resíduos da produção.

A destilação da cachaça segue o sistema tradicional em alambique de cobre martelado, respeitando as normas do MAPA em relação aos parâmetros de identidade e qualidade da legislação brasileira, inclusive através de auditoria e certificação do Inmetro no âmbito do Programa de Certificação da Cachaça Gaúcha. O armazenamento segue a tradição das boas cachaças em barris de carvalho francês, cabreúva, grápia e umburana, onde permanece de 12 a 36 meses ou mais agregando coloração e aromas próprios.

Foto: Itamar José Bernardi.

Nosso projeto está em constante aperfeiçoamento, com mais de 20 anos com muita pesquisa, treinamento, participação em cursos do Sebrae , aquisição de equipamentos modernos e técnicas de processos de produção. Ao longo destes anos estivemos presentes em diversas feiras e exposições dentro e fora do Estado.  Sempre bem recebidos, com boa aceitação em relação à qualidade de nossos produtos e a satisfação dos nossos clientes e dos apreciadores das cachaças Iguariaçá.

Texto: Itamar José Bernardi

Fazenda São José, São Borja/RS.

A marca Iguariaçá deixou de ser produzida em 2021.

Leia o livro (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas.


3 comentários:

  1. Busquei a empresa por curiosidade de saber o local de produção
    Em 2014 ou 2015,em São Gabriel, participei da 1°Festa dos Carreteiros,na ocasião ganhei do Sr.Roque, da família Lima de São Gabriel.Esse senhor era vereador em São Borja.Guardei a garrafinha de lembrança.Deliciosa.
    Sou de Dom Pedrito.Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Tem em algum estabelecimento aqui em São borja que eu possa comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a Iguariaçá deixou de ser produzida. Talvez o Itamar José Bernardi que era o produtor ainda tenha algumas garrafas, entre em contato pelo telefone/WhatsApp: 055 9 9977 6628

      Excluir

Muito obrigado por seu comentário.