terça-feira, 2 de junho de 2020

Alambique Berwanger - Estrela/RS.


A Família Berwanger produz cachaça há mais de 70 anos. A produção foi iniciada por José Berwanger, pai de Inácio Berwanger, atual sócio-proprietário. A propriedade pertence à família há mais de um século e a casa centenária do estilo enxaimel autêntico foi construída em 1898 pelo avô de Inácio, Mathias Henrique Berwanger. O cipreste plantado em frente da casa tem mais de 100 anos. Até o ano de 1998, era uma estrutura pequena, mas com seu primeiro registro oficial no ano de 1957 (livro n°2, que ainda está guardado, o livro n° 1 perdeu-se na história). A nova sede foi construída em 1999, com um espaço maior e o alambique em aço Inox.  A base da produção sempre foi a cachaça Prata, armazenada em barris de grápia com castanheira, e também a cachaça Ouro, armazenada em barris de Cabreúva. Toda a cana para a produção das cachaças Berwanger é cultivada na propriedade.

Em 2002 teve início o Roteiro Turístico Delícias da Colônia, no qual foi incluída a visitação ao Alambique. Iniciou-se a produção de licores, à base de frutas e cachaça prata. Em 2006 o sr. Inácio passou a dedicar tempo integral de trabalho como vice-presidente da cooperativa Sicredi Ouro Branco, deixando assim a empresa inativa por aproximadamente uma década. Após esse tempo efetuaram-se melhorias e adaptações na empresa e reiniciaram-se as atividades em 2018, formando uma nova sociedade e ampliando a linha de produção para incluir cachaças envelhecidas.


Durante todo esse tempo de história e até hoje a produção de cachaças e licores é comercializada em quase sua totalidade na propriedade da Família Berwanger. Vários fatores contribuem para isso: o município de Estrela e arredores conta hoje com número muito pequeno de alambiques, sendo que há 30 anos existiam dezenas deles neste município e na região, excelente  localização e fácil acesso na Linha São José, BR 453 - Rota do Sol km 8, caminho para as regiões serranas e do litoral gaúcho, próximo da BR 386 que leva ao norte do Estado do RS e do país,  uma carta de clientes e apreciadores formada durante anos, o grande número de turistas que vem visitar  a Rota Delícias da Colônia e o esforço da família em manter um ambiente externo bonito, com um jardim florido e peças históricas. E claro, a manutenção da excelente qualidade das cachaças e licores aqui produzidos.
 
Atualmente a linha de produtos possui a cachaça Prata armazenada em barris de grápia, cachaça Ouro armazenada em barris de cabreúva, cachaça Envelhecida em carvalho americano e  treze sabores de licores, todos produzidos na propriedade. As bebidas podem ser degustadas e adquiridas na adega existente no porão da casa centenária. O trabalho é realizado com poucas pessoas e a intenção é continuar a produção em pequena escala, agregando valor através de cachaças envelhecidas.


Texto e fotos - Paulo Ademir Reis.


RS no alambique, saúde!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Linha São José, BR 453 (Rota do Sol), KM 8 a partir do município de Estrela/RS. Muito obrigado por acompanhar nossa página.

      Excluir
  2. Bom dia...a partir de agora vendas também em Porto Alegre, no Armazém Nostra Terra, Rua Riachuelo,962 - Centro Histórico..Fone (51)3024.3626

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário.