terça-feira, 15 de outubro de 2019

Marcelo Pereira e Bar Agulha, divulgando a cachaça em Porto Alegre/RS.


Bar Agulha - Porto Alegre/RS.

Em 2014 o bartender gaúcho Marcelo Pereira iniciou uma longa viagem por 15 países. E ao mesmo tempo embarcou no mundo da gastronomia e coquetelaria trabalhando no restaurante de um navio cruzeiro onde ampliou e aprimorou seus conhecimentos sobre a coquetelaria e a mixologia internacional. Quando regressou ao RS consolidou sua carreira em Porto Alegre no A Virgem Bar e em parceria com a cachaça Coral Brasil desenvolveu um projeto de cursos de aperfeiçoamento e da qualificação do atendimento aos consumidores. Nessa busca pelo conhecimento, a cachaça se tornou uma referência e Marcelo Pereira tornou-se sommelier e mestre alambiqueiro reconhecido pela Cana Brasil, principal escola do país na formação de profissionais para a produção, envelhecimento, padronização e consumo de cachaças de qualidade.

Em 2017, um novo empreendimento em Porto Alegre trouxe para a cena o Bar Agulha, Marcelo foi convidado para assumir a chefia do novo balcão e passou a pesquisar o uso de insumos brasileiros na coquetelaria. Também iniciou a formação de novos bartenders através de cursos realizados na capital do RS e no interior do Estado. Desenvolveu uma carta exclusiva de coquetéis usando a cachaça como destilado base, tornando o Bar Agulha uma referência na divulgação da coquetelaria brasileira e regional.

Antonio Silvio do blog RS no alambique e Marcelo Pereira.
Inaugurado em agosto de 2017, o Bar Agulha surgiu para apoiar os músicos e artistas locais que perderam espaço com o fechamento pelo governo da TV Educativa - TVE (isso mesmo que você leu: fechamento da TVE pelo “governo”) e logo tornou-se uma referência da cultura, da coquetelaria e da gastronomia na noite dos porto alegrenses e dos gaúchos. Instalado em um antigo galpão no 4º Distrito e fora do eixo tradicional dos bares do Bom Fim, Cidade Baixa e Moinhos de Vento, o Bar Agulha tem como proposta um espaço democrático e de socialização dos frequentadores em contraste com a padronização onde espaços reservados se tornaram o principal foco dos empreendimentos. “Agulha é para furar essas bolhas e costurar esses grupos” destaca Fernando Titton, sócio do empreendimento.

Atualmente o Bar Agulha é uma referência na cena cultural do Rio Grande do Sul com shows locais, regionais e nacionais de rock, MPB, samba, hip hop e outros estilos do cenário musical de qualidade – em 2018 foram mais de 170 shows. Também na coquetelaria e na gastronomia o Bar Agulha tem-se destacado com uma carta exclusiva e que valoriza os ingredientes naturais e locais. E no comando do balcão está sempre o bartender Marcelo Pereira divulgando a boa cachaça e garantindo os sabores e aromas que tanto agradam aos gaúchos, aos brasileiros e turistas que visitam o sul do mundo.

Bem vindos ao Bar Agulha – Rua Conselheiro Camargo, 300. Bairro São Geraldo, Porto Alegre RS. Contatos e reservas - 051 9 9750 7997.

Agulha no Instagram - Clique aqui.

Agulha no Facebook - Clique aqui.


Drinks do bartender Marcelo Pereira.


Para saber mais sobre o drink Gonzaga clique aqui.
Gonzaga

50 ml de Netuno Gengibre
20 ml de cachaça branca
20 ml de vermute tinto
30 ml de sour mix (ou 30 ml de sumo de limão e 10 ml de xarope de açúcar).
05 ml de infusão de suco de gengibre com hortelã seca.

Faça o preparo batido na coqueteleira com gelo, na sequência uma dupla coagem para um copo baixo com gelo. Decore com canela em rama com tomilho dentro.


Alaíde

60ml cynar
30ml sumo limão
10ml xarope açúcar 1:1
05 gotas óleo copaiba
08 folhas erva cidreira
Água com gás 

Modo de preparo:

Bata nas folhas de erva cidreira para liberar aroma, esfregue suavemente na parede interna do copo, adicione gelo no copo em seguida os ingredientes menos a água com gás e misture bem. Depois adicione a água com gás e misture suavemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.