Foto - Antonio Silvio Hendges |
Todo o ciclo de produção é próprio, desde o cultivo com mudas pré brotadas das variedades CTC 4 e RB966928 com previsão de colheita de 400 toneladas nos quatro hectares utilizados. Também são realizadas pesquisas com novas variedades visando o aprimoramento para as características climáticas específicas da região. Após a colheita, o transporte é imediato até a destilaria onde a moagem é realizada em até 12 horas para evitar a contaminação e a alteração das características. O engenho é automatizado e a extração do caldo em dois estágios passa por uma peneira rotativa que retém o bagacilho (sólidos residuais fibrosos misturados ao caldo e prejudiciais na destilação com a formação de álcoois indesejáveis à qualidade) e então encaminhado para a decantação, filtragem e padronização do brix.
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A água é de poço artesiano próprio e antes do uso é desmineralizada através de osmose reversa e aquecida a 90 graus para a eliminação dos micros organismos. A fermentação com fermento selecionado em dornas de 750 litros é automatizada através de um programa próprio criado pelo tecnólogo de automação industrial Robinson Mandelli, pai do empreendedor e proprietário da destilaria, Kaléu Mandelli. Um dos enfoques também é a sustentabilidade com reaproveitamento total da água utilizada nos processos através da recirculação. Kaléu explica que “a Espírito do Brazil não desperdiça água, fazemos visando o longo prazo porque se ficar desperdiçando água no longo prazo teremos problemas, inclusive econômicos”.
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A destilação é realizada em um alambique Santa Efigênia de mil litros com a vazão padronizada o que garante uma separação perfeita das frações de cabeça e cauda. O coração é armazenado em dornas de inox com 25 mil litros durante seis meses e depois encaminhados para o envelhecimento. No momento a linha de produtos tem as cachaças prata e descansada em jequitibá rosa, mas em breve novidades exclusivas serão apresentadas. O mercado atual são pubs e restaurantes de alto padrão e uma pequena parte é exportada conforme o plano estratégico da marca. “O nosso maior objetivo aqui na fábrica é ser a cachaça mais precisa do Brasil” finaliza Kaléu Mandelli.
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