quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Alambique Poço das Antas – Cachaça, agricultura familiar e desenvolvimento local.

Foto: @antoniosilviosommelier

O belo e acolhedor município de Poço das Antas no Rio Grande do Sul, está em terceiro lugar no Brasil na densidade de produtores de cachaça, com um alambique legalizado para 1.049 habitantes, conforme o Anuário da Cachaça 2020 do Ministério da Agricultura.

Colonizado por descendentes dos imigrantes alemães, localizado em uma região montanhosa com terrenos acidentados em forma de vale e cortado por córregos e riachos límpidos que pertencem à Bacia do Rio Taquari, o município tem tradição na produção de cana-de-açúcar pela agricultura familiar e além da cachaça também produz outros derivados como o melado.

Um destes alambiques é comandado pelo jovem Anderson Schneider que com  os irmãos Jaime Schneider e Nilson Adriano Schneider, em sistema de agroindústria familiar, produzem cachaças com canas cultivadas em áreas próprias e com todos os cuidados para que a matéria prima resulte em produtos com grande aceitação no mercado regional e comercializadas em diversos municípios gaúchos.

A produção familiar começou em 1987 com o pai, Pedro Nicolau Schneider, em um antigo alambique com a produção em pequena escala, distribuída localmente e sem envelhecimento. No ano 2000 uma enchente afetou as instalações e danificou toda a estrutura original. Com isso, mudou-se o local do alambique para a encosta de uma bela montanha e foram adquiridos novos equipamentos. Há alguns anos, com a aposentadoria do pai, Anderson e os irmãos assumiram o empreendimento, ampliaram as instalações e iniciaram o envelhecimento das cachaças em madeiras de amburana, cabreúva, carvalho e grápia.

Canaviais próprios com cultivo orgânico e seleção cuidadosa da cana de açúcar. Foto: Anderson Schneider.

O nome do alambique Poço das Antas homenageia o município e também é a principal marca do empreendimento, que além desta possui mais três: A cachaça envelhecida Pinga Morena, a Viva, engarrafada logo após a destilação para preservar as qualidades originais e a Schneider Schnaps Extra Premium envelhecida cinco anos em barris de cabreúva.

Leia o livro (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas

 Clique aqui 

3 comentários:

  1. Olha !
    Pensa numa pinga boa.
    Experimente e confirme.
    Tudo no ponto.
    Peguei pensando qu fosse uma pinguinha ordinaria e me surpreendeu.
    Como e' uma producao familiar, edtao de parabens pela qualidade da pinga que produzem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma boa cachaça. Muito obrigado por seus comentários.

      Excluir
  2. Olha esta pinga me surpreendeu.
    Peguei 2 litros na beira da estrada numa tenda dessas de produtos colonias pensando esta pinga e' daquelas ordinarias de beira de estrada.
    Me surpreendeu.
    Muito boa !

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário.