terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Cachaças e bebidas destiladas gaúchas premiadas em 2019.


Estande da Aprodecana na Expocachaça.
O ano de 2019 foi significativo para os destaques e premiações que mais uma vez as cachaças e bebidas destiladas gaúchas conquistaram nos eventos em que participaram e competiram. O Rio Grande do Sul têm-se demonstrado um polo produtor de cachaças de alta qualidade e as premiações recebidas em concursos nacionais e internacionais comprovam a capacidade dos produtores gaúchos, com várias marcas premiadas com medalhas de Ouro, Duplo Ouro e Prata em eventos e concursos renomados.

Na 29ª Expocachaça, a mais importante feira mundial deste segmento econômico, realizada anualmente em Minas Gerais, as cachaças gaúchas conquistaram oito medalhas, quatro de Ouro nas categorias Extra Premium, Madeiras Brasileiras, Blend e Carvalho Francês e três de Prata nas categorias Madeiras Brasileiras, Blend e Carvalho Francês.

29ª Expocachaça

Medalhas de Ouro

Bento Albino Extra Premium
Harmonie Schnaps Bálsamo
Velho Alambique Premium - Carvalho Americano e Francês
3 Fortuna Extra Premium - Carvalho Francês

Harmonie Schnaps - Harmonia/RS. Medalha de Ouro na Expocachaça. Foto: Cachaçaria Nacional.

Medalhas de Prata

Casa Bucco Amburana
Weber Haus Bálsamo
Leandro Batista – Blend de amburana, bálsamo e sassafrás
Água de Arcanjo Ouro - Carvalho Francês

Água de Arcanjo - Maquiné/RS. Medalha de Prata na Expocachaça. Foto: Leszek Wedzicha.

Na coquetelaria também houve destaques para as cachaças gaúchas: a Weber Haus conquistou em 2019 o 1º e o 3º lugares no III Concurso Nacional de Rabo de Galo, com os bartenders Cássio Euzébio do Bar Balaio em São Paulo em primeiro e o gaúcho Rafael Câmara do Bar Vasco 1020 de Porto Alegre em terceiro.

Cássio Euzébio da Silva, bartender vencedor do III Concurso Nacional de Rabo de Galo com a Weber Haus Extra Premium 6 anos. Foto: Mixology News

No 17º Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, não somente as cachaças foram destaque, mas outras bebidas como o Licor Fino Fascínio da Casa Bucco, elaborado com vinho licoroso envelhecido em barris de carvalho, grappa e especiarias, destacado com Medalha de Ouro. Em 2018 o Licor Fino de Café da Casa Bucco foi o único licor brasileiro destacado com a Medalha Duplo Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas. Os gins da Weber Haus também se destacaram com Medalhas de Ouro e Prata. Mas as cachaças gaúchas novamente foram muito bem avaliadas pelos jurados e garantiram excelentes premiações em todas as categorias.

17º Concurso Vinhos e Destilados do Brasil

Medalhas Duplo Ouro

Harmonie Schnaps Blend - Carvalho, cabriúva, grápia e louro
Velho Alambique Premium - Carvalho Americano e francês
Weber Haus Extra Premium – Carvalho francês e bálsamo

Velho Alambique - Santa Tereza/RS. Medalha de Ouro na Expocachaça, Duplo Ouro e Prata no 17º Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil.

Medalhas de Ouro

Casa Bucco Amburana
Dry Gin WH 48 Pink Weber Haus
Filippini Ouro Carvalho
Licor  Fino Fascínio Casa Bucco
Weber Haus Premium 7 Madeiras

Licores Casa Bucco - Bento Gonçalves/RS. Medalhas Duplo Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2018 e Ouro no 17º Concursos de Vinhos e Destilados do Brasil em 2019.

Dry Gin WH 48 Weber Haus - Ivoti/RS. Medalhas de Ouro e Prata no 17º Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil.

Medalhas de Prata

Casa Bucco Extra Premium
Dry Gin WH 48 Weber Haus
Filippini Ouro Amburana
Velho Alambique Premium Cabreúva
Weber Haus Prata

Filippini - Erechim/RS. Medalhas de Ouro (carvalho) e Prata (amburana) no 17º Concurso de vinhos e destilados do Brasil.

Um evento importante para a cachaça é a Expointer, maior feira de produtos e tecnologias para a agropecuária e a agricultura familiar da América Latina, realizada anualmente no município de Esteio/RS. Um concurso escolhe os melhores produtos da agricultura familiar do Rio Grande do Sul como vinhos, queijos, salames, sucos, mel e claro, as cachaças gaúchas.

Destaques da Expointer 2019:

Cachaças Prata

3 Fortuna – Muçum
Harmonie Schnaps – Harmonia
 Alambique Bel Vedere - Augusto Pestana

Alambique Bel Vedere - Augusto Pestana/RS.

Cachaças Premium

Wille Premium- Poço das Antas
Unser Schnaps - Presidente Lucena
3 Fortuna – Muçum

Wille Premium - Poço das Antas/RS.

Cachaças Extra Premium

Weber Haus – Ivoti
3 Fortuna – Muçum
Harmonie Schnaps – Harmonia

Harmonie Schnaps Extra Premium - Harmonia/RS.

Na primeira fase da Cúpula da Cachaça, concurso nacional em três fases com a participação dos 1) consumidores, 2) de especialistas e 3) Componentes da Cúpula, as cachaças gaúchas também se destacaram entre as 250 selecionadas pelo público com 13 indicações.

Entre as 250 da primeira fase da Cúpula da Cachaça

Água de Arcanjo Prata
Água de Arcanjo Ouro
Casa Bucco Amburana
Casa Bucco Bálsamo
Casa Bucco Extra Premium
Harmonie Schnaps Amburana
Harmonie Schnaps Blend - Carvalho, cabriúva, grápia e louro
Harmonie Schnaps Prata
Leandro Batista - Amburana, bálsamo e canela sassafrás
Velha Chica Carvalho
Weber Haus 7 Madeiras
Weber Haus Amburana
Weber Haus Extra Premium 6 Anos Carvalho e Bálsamo

Entre os especialistas indicados para participarem da Segunda Fase da Cúpula da Cachaça em que as 50 melhores serão selecionadas entre as indicadas na primeira fase, está José Darci Pereira Soares, idealizador da Confraria Gaúcha da Cachaça e Guto Nodari, sommelier e mestre alambiqueiro de Bento Gonçalves/RS e Secretário Executivo da Confraria Gaúcha da Cachaça.

Antonio Silvio Hendges, sommelier e mestre alambiqueiro, biólogo pós graduado em auditorias ambientais, assessoria personalizada de consumo, cursos, ebooks, conteúdos digitais, palestras e worshops sobre degustação, harmonização e análise sensorial de cachaças, cartas de cachaças e bebidas destiladas gaúchas.

RS no alambique, saúde!

Um comentário:

Muito obrigado por seu comentário.