sexta-feira, 24 de maio de 2019

A Cachaça da Harmonia.


Alambique da Cachaçaria Harmonie Schnaps.

No Vale do Rio Caí no município de Harmonia, Estado do Rio Grande do Sul, está localizado os canaviais e o alambique da Cachaçaria Harmonie Schnaps. Produzida em sistema de agricultura familiar, o empreendimento surgiu em 2004 com o esforço e espírito inovador de Leandro Augusto Hilgert que retomou esta atividade desenvolvida pela família por mais de 40 anos, mas interrompida em 1981. Além de cachaças de qualidade, Leandro também colocou como objetivo o desenvolvimento do turismo no município e para isso buscou apoio dos órgãos oficiais, sindicatos e associações, construiu parcerias com outros produtores rurais e empreendimentos, ampliando as perspectivas da sustentabilidade econômica e ambiental da sua atividade e do desenvolvimento coletivo da região.

Mas no início das atividades, muitas dificuldades se apresentaram para estabelecer as estruturas indispensáveis à produção. Leandro conta na entrevista que nos primeiros anos fazia tudo praticamente sozinho, desde a infraestrutura e manutenção, ao cultivo da cana, produção da cachaça, divulgação e vendas. A virada começou em 2007 ao participar de uma feira em São Paulo. Leandro afirma na entrevista que viajou com dinheiro emprestado por outra cachaçaria gaúcha e que os consumidores gostaram tanto das suas cachaças que o estoque foi vendido em um dia, inclusive as amostras. “Paguei minha dívida e voltei para o Rio Grande do sul com a certeza que estava no caminho certo”, afirma emocionado Leandro Hilgert. A partir daí, as feiras foram fundamentais para a divulgação, os contatos com os consumidores e as vendas, ao mesmo tempo em que o projeto de turismo rural – Rota dos Sabores e Saberes - começou a atrair visitantes de vários estados do Brasil. Em 2007 também foi implantado o sistema de rastreabilidade em toda a cadeia de produção da Harmonie Schnaps.

Leandro Augusto Hilgert.

Em 2013 novos impulsos e um grande espírito empreendedor consolidaram a Harmonie Schnaps como um produto referência no mercado interno e também internacional com a ampliação da estrutura física e a participação no Concurso Mundial de Bruxelas em que a cachaça prata foi a única das participantes a ganhar o Duplo Ouro. E a cachaça envelhecida, o único blend de quatro madeiras – carvalho, cabriúva, grápia e louro – foi premiada com o segundo lugar na sua categoria. A partir daí, as premiações em todos os concursos posteriores tornou a marca uma referência para os consumidores e apreciadores. A Medalha de Ouro com as cachaças envelhecidas em 2014 com a blend de quatro madeiras e em 2016 com a amburana na Expocachaça, realizada em Minas Gerais anualmente e reconhecida como o evento mais importante no setor, “tem um gostinho todo especial, nada como ganhar em Minas Gerais para dar um gás no dia a dia”, afirma Leandro, orgulhoso da dupla conquista.

A marca também está inserida no contexto turístico local. Em alemão, as palavras Harmonie é harmonia e Schnaps aguardente, em tradução livre, a Cachaça da Harmonia. A região de colonização alemã preserva a cultura, os costumes, as relações comunitárias, a agricultura familiar, a gastronomia e a hospitalidade com os visitantes. Estas são características marcantes na região, em entrevista para o Jornal do Comércio, Leandro diz que “o problema não é ser pequeno, é ser sozinho.”

A linha de produtos da Harmonie Schnaps possui cinco cachaças: prata, envelhecida em amburana, blend envelhecida em quatro madeiras – carvalho, cabriúva, grápia e louro -, bálsamo lançada recentemente e a Edição Especial Extra Premium Carvalho 10 anos com 1200 garrafas numeradas. Uma linha de 17 licores está disponível aos clientes, restaurantes, lojas e bares. Também a marca Alambicana, desenvolvida para exportação e com pedidos para o México e outros países faz parte dos produtos da Harmonie Schnaps. Esta marca é produzida inteiramente com a cana cultivada pelos produtores rurais parceiros, construindo uma ponte entre a agricultura familiar regional e a exportação da Alambicana.

No planejamento para o futuro, ampliar a produção e a linha de produtos, com uma cachaça envelhecida em carvalho e um licor fino também neste sabor que serão lançados durante a Expointer 2019 – a maior feira do agronegócio e da agricultura familiar da América Latina, realizada anualmente no município gaúcho de Esteio.

Visite os alambiques gaúchos e conheça a história, as tradições e a qualidade das cachaças, da agricultura familiar e dos produtos tradicionais do Rio Grande do Sul.

Antiga moenda de cana em exposição na Harmonie Schnaps


The Harmony Cachaça

In Caí River Valley in the municipality of Harmonia, Rio Grande do Sul State, Brazil, it is located the sugarcane fields and production places of the Cachaçaria Harmonia Schnaps. Producted in a family farming system, the business were created in 2004 by the efforts and innovative spirit of Leandro Augusto Hilgert, which resumed the activity that was developed by his family during more than 40 years, but stopped in 1981. Besides the high-quality cachaças, Leandro had also set goals of tour development in the municipality and searched for support of the official bodies, syndicates and associations, made partnerships with others artisanal producers and enterprises, expanding the perspectives of economy and environmental sustainability in the business and development of the region.

Photography Cachaçaria Nacional

In the begining of the activity, several difficulties were faced to establish the production essential structures. Leandro said in the interview that he began doing alone almost everything related to the business such as the infrastructure and maintenance, sugarcane growing, promotion and sales. It started changing in 2007 when he took part in a fair in São Paulo. Leandro said that he traveled with money borrowed from another cachaçaria and that the customers liked the cachaças so much that in a day all the stock was sold, including the samples. “ I payed my debts and came back to Rio Grande do Sul aware that I was in the right way”, he told. After that, fairs were essential for the product promotion, contact with customers, and sales. At the same time, the rural tourism project – Rota dos Sabores e Saberes – started attracting visitors from several states of Brazil. In 2007 it was also implanted a traceability system in the whole Harmonie Schnaps production chain.

In 2013 new boosts and a great entrepreneurial spirit entrenched the Harmonie Schnaps as a high-quality product in Brazilian and international market due to the structure expansion and participation in the Brussels World Contest in which the silver cachaça was the only one to be awarded with Grand Gold. And the aged cachaça, which was a four-woods blend – oak, cabriúva, grápia e louro – (typical regional woods), finished in second place in its category. Since then, awards in the subsequent contests made the brand became a quality standard to customers and lovers. The Gold Medal won by the aged cachaça in 2014 with the four-woods blend and in 2016 with amburana in Expocachaça, held annually in Minas Gerais and recognised as the sector’s major event. “It was special, there is nothing like to win in Minas Gerais to get motivation”, affirmed Leandro, proud of the two awards.


Harmonie Schnaps liqueurs.

The brand also is inserted into the local tourism background. In German, “Harmony Schnaps” means “The Harmony Cachaça”. The region where it is produced was colonised by German immigrants and maintains the culture, traditions, community relations, family farming, gastronomy, and hospitality to visitors. Those are important characteristics of the region, in an interview to the newspeper Jornal do Comércio, Leandro said “the problem in a business is not be small, it is to be alone.”

Harmony Schnaps product line has five cachaças: silver, aged in amburana casks, a four-woods blend – oak, cabriúva, grápia and louro –, aged in bálsamo casks, released recently, and Special Extra Premium Edition Oak 10 years with 1200 enumerated bottles. A line of 17 liqueurs is also available to the customers, restaurants stores and bars. The brand Alambicana, created especially for exportation to countries such as Mexico and others, also is part of the product line. This brand is fully produced using the sugarcane grown by partner producers, creating a relation between the regional family farming and the exportation of Alambicana.

In the planning to the future, expanding the production and product line, with a cachaça aged in oak casks and a high-quality liquor also aged in this wood, which will be launched in Expointer 2019. – the biggest agribusiness and family farming fair in Latin America, held annually in the municipality of Esteio, State of Rio Grande do Sul.

Visit the artisanal cachaça producers of Rio Grande do Sul and learn about the history, the traditions, the quality of cachaça, the family farming and the traditional products.

http://www.harmonieschnaps.com.br/

English Version: Gustavo Carvalho Hendges. Email: gc.hendges@gmail.com

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