Alambique da Cachaçaria Harmonie Schnaps. |
No Vale do Rio Caí no município de Harmonia, Estado do Rio
Grande do Sul, está localizado os canaviais e o alambique da Cachaçaria
Harmonie Schnaps. Produzida em sistema de agricultura familiar, o
empreendimento surgiu em 2004 com o esforço e espírito inovador de Leandro
Augusto Hilgert que retomou esta atividade desenvolvida pela família por mais
de 40 anos, mas interrompida em 1981. Além de cachaças de qualidade, Leandro
também colocou como objetivo o desenvolvimento do turismo no município e para
isso buscou apoio dos órgãos oficiais, sindicatos e associações, construiu
parcerias com outros produtores rurais e empreendimentos, ampliando as
perspectivas da sustentabilidade econômica e ambiental da sua atividade e do
desenvolvimento coletivo da região.
Mas no início das atividades, muitas dificuldades se apresentaram
para estabelecer as estruturas indispensáveis à produção. Leandro conta na
entrevista que nos primeiros anos fazia tudo praticamente sozinho, desde a
infraestrutura e manutenção, ao cultivo da cana, produção da cachaça, divulgação
e vendas. A virada começou em 2007 ao participar de uma feira em São Paulo. Leandro
afirma na entrevista que viajou com dinheiro emprestado por outra cachaçaria
gaúcha e que os consumidores gostaram tanto das suas cachaças que o estoque foi
vendido em um dia, inclusive as amostras. “Paguei minha dívida e voltei para o
Rio Grande do sul com a certeza que estava no caminho certo”, afirma emocionado
Leandro Hilgert. A partir daí, as feiras foram fundamentais para a divulgação,
os contatos com os consumidores e as vendas, ao mesmo tempo em que o projeto de
turismo rural – Rota dos Sabores e Saberes - começou a atrair visitantes de
vários estados do Brasil. Em 2007 também foi implantado o sistema de rastreabilidade
em toda a cadeia de produção da Harmonie Schnaps.
Em 2013 novos impulsos e um grande espírito empreendedor consolidaram a Harmonie Schnaps como um produto referência no mercado interno e também internacional com a ampliação da estrutura física e a participação no Concurso Mundial de Bruxelas em que a cachaça prata foi a única das participantes a ganhar o Duplo Ouro. E a cachaça envelhecida, o único blend de quatro madeiras – carvalho, cabriúva, grápia e louro – foi premiada com o segundo lugar na sua categoria. A partir daí, as premiações em todos os concursos posteriores tornou a marca uma referência para os consumidores e apreciadores. A Medalha de Ouro com as cachaças envelhecidas em 2014 com a blend de quatro madeiras e em 2016 com a amburana na Expocachaça, realizada em Minas Gerais anualmente e reconhecida como o evento mais importante no setor, “tem um gostinho todo especial, nada como ganhar em Minas Gerais para dar um gás no dia a dia”, afirma Leandro, orgulhoso da dupla conquista.
A marca também está inserida no
contexto turístico local. Em alemão, as palavras Harmonie é harmonia e Schnaps
aguardente, em tradução livre, a Cachaça da Harmonia. A região de colonização
alemã preserva a cultura, os costumes, as relações comunitárias, a agricultura
familiar, a gastronomia e a hospitalidade com os visitantes. Estas são
características marcantes na região, em entrevista para o Jornal do Comércio,
Leandro diz que “o problema não é ser pequeno, é ser sozinho.”
A linha de produtos da Harmonie
Schnaps possui cinco cachaças: prata, envelhecida em amburana, blend
envelhecida em quatro madeiras – carvalho, cabriúva, grápia e louro -, bálsamo lançada
recentemente e a Edição Especial Extra Premium Carvalho 10 anos com 1200
garrafas numeradas. Uma linha de 17 licores está disponível aos clientes,
restaurantes, lojas e bares. Também a marca Alambicana, desenvolvida para exportação
e com pedidos para o México e outros países faz parte dos produtos da Harmonie
Schnaps. Esta marca é produzida inteiramente com a cana cultivada pelos produtores
rurais parceiros, construindo uma ponte entre a agricultura familiar regional e
a exportação da Alambicana.
No planejamento para o futuro,
ampliar a produção e a linha de produtos, com uma cachaça envelhecida em
carvalho e um licor fino também neste sabor que serão lançados durante a
Expointer 2019 – a maior feira do agronegócio e da agricultura familiar da
América Latina, realizada anualmente no município gaúcho de Esteio.
Visite os alambiques gaúchos e conheça a
história, as tradições e a qualidade das cachaças, da agricultura familiar e
dos produtos tradicionais do Rio Grande do Sul.
Antiga moenda de cana em exposição na Harmonie Schnaps |
The Harmony Cachaça
In Caí River Valley in the municipality of Harmonia, Rio Grande do Sul
State, Brazil, it is located the sugarcane fields and production places of the Cachaçaria
Harmonia Schnaps. Producted in a family farming system, the business were
created in 2004 by the efforts and innovative spirit of Leandro Augusto Hilgert,
which resumed the activity that was developed by his family during more than 40
years, but stopped in 1981. Besides the high-quality cachaças, Leandro had also
set goals of tour development in the municipality and searched for support of
the official bodies, syndicates and associations, made partnerships with others
artisanal producers and enterprises, expanding the perspectives of economy and
environmental sustainability in the business and development of the region.
Photography Cachaçaria Nacional |
In the begining of the activity, several difficulties were faced to establish
the production essential structures. Leandro said in the interview that he
began doing alone almost everything related to the business such as the
infrastructure and maintenance, sugarcane growing, promotion and sales. It
started changing in 2007 when he took part in a fair in São Paulo. Leandro said
that he traveled with money borrowed from another cachaçaria and that the customers
liked the cachaças so much that in a day all the stock was sold, including the samples.
“ I payed my debts and came back to Rio Grande do Sul aware that I was in the
right way”, he told. After that, fairs were essential for the product promotion,
contact with customers, and sales. At the same time, the rural tourism project
– Rota dos Sabores e Saberes – started attracting visitors from several states
of Brazil. In 2007 it was also implanted a traceability system in the whole Harmonie
Schnaps production chain.
In 2013 new boosts and a great entrepreneurial spirit entrenched the
Harmonie Schnaps as a high-quality product in Brazilian and international
market due to the structure expansion and participation in the Brussels World
Contest in which the silver cachaça was the only one to be awarded with Grand
Gold. And the aged cachaça, which was a four-woods blend – oak, cabriúva,
grápia e louro – (typical regional woods), finished in second place in its
category. Since then, awards in the subsequent contests made the brand became a
quality standard to customers and lovers. The Gold Medal won by the aged
cachaça in 2014 with the four-woods blend and in 2016 with amburana in
Expocachaça, held annually in Minas Gerais and recognised as the sector’s major
event. “It was special, there is nothing like to win in Minas Gerais to get
motivation”, affirmed Leandro, proud of the two awards.
The brand also is inserted into the local tourism background. In German, “Harmony Schnaps” means “The Harmony Cachaça”. The region where it is produced was colonised by German immigrants and maintains the culture, traditions, community relations, family farming, gastronomy, and hospitality to visitors. Those are important characteristics of the region, in an interview to the newspeper Jornal do Comércio, Leandro said “the problem in a business is not be small, it is to be alone.”
Harmony Schnaps product line has five cachaças: silver, aged in amburana
casks, a four-woods blend – oak, cabriúva, grápia and louro –, aged in bálsamo
casks, released recently, and Special Extra Premium Edition Oak 10 years with
1200 enumerated bottles. A line of 17 liqueurs is also available to the customers,
restaurants stores and bars. The brand Alambicana, created especially for
exportation to countries such as Mexico and others, also is part of the product
line. This brand is fully produced using the sugarcane grown by partner
producers, creating a relation between the regional family farming and the
exportation of Alambicana.
In the planning to the future, expanding the production and product
line, with a cachaça aged in oak casks and a high-quality liquor also aged in
this wood, which will be launched in Expointer 2019. – the biggest agribusiness
and family farming fair in Latin America, held annually in the municipality of
Esteio, State of Rio Grande do Sul.
Visit the artisanal cachaça producers of Rio Grande do Sul and learn
about the history, the traditions, the quality of cachaça, the family farming
and the traditional products.
http://www.harmonieschnaps.com.br/ |
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