sábado, 1 de junho de 2019

O RS no Anuário da Cachaça e da Aguardente 2019.

No dia 28 de maio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA lançou o Anuário da Cachaça e da Aguardente no Brasil em 2019, com os dados referentes aos produtores e marcas registradas neste Ministério, portanto que estão legalmente autorizadas para o comércio em todo o país. A cachaça e a aguardente de cana são regulamentadas por leis, decretos e instruções normativas que estabelecem a padronização da identidade e qualidade, assim como os critérios higiênicos e sanitários destes produtos – Lei 8.918/1994; Decreto 6.871/2009; Instrução Normativa nº 13/2005.

Cachaça: denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana de açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro – Decreto 8.918/2009, artigo 53.

Quando a graduação alcoólica é superior a quarenta e oito e até cinquenta e quatro por cento, a denominação é aguardente que é denominada de acordo com a matéria prima, melaço, cereais, vegetais, rapadura, melado ou cana, mas que obedece a mesma legislação, critérios de produção e classificação das cachaças, inclusive a obrigatoriedade de registro no MAPA para sua comercialização.

No Brasil, existem 951 produtores com 3.648 marcas de cachaças e 611 produtores com 1.862 marcas de aguardentes registradas e comercializadas legalmente. Todos os Estados da Federação produzem cachaças e aguardentes, com exceção de Roraima.

Cachaça no RS

Nos produtores de cachaça, o Rio Grande do Sul aparece em quinto lugar entre os estados brasileiros com 49 (5,15%) estabelecimentos registrados.  Nos registros de produtos, o Rio Grande do Sul está em terceiro lugar com 345 (9,45%) cachaças legalizadas.
O município gaúcho de Ivoti aparece em terceiro lugar no registro de produtos por municípios com 89 (2,43%) marcas de cachaças, demonstrando ser um polo importante da produção nacional, destacando-se nos últimos anos e colocando-se à frente de outros municípios brasileiros com tradição histórica na produção.

Aguardente no RS

Nos produtores de aguardente, o Rio Grande do Sul aparece em quarto lugar entre os estados brasileiros com 42 (6,87%) estabelecimentos registrados. Nos estabelecimentos por município o RS possui dois entre os dez principais, Caxias do Sul e Flores da Cunha com 05 (1,63%) registros cada. Flores da Cunha também aparece como o 10º colocado na densidade, com um registro em cada grupo de 6.086 habitantes. No registro de produtos, o Rio Grande do Sul está em quarto lugar com 224 (12,03%) aguardentes legalizadas.

No registro de aguardentes por municípios, o RS tem quatro entre os dez principais produtores: Lajeado em 3º lugar com 23, Santa Cruz do Sul em 5º lugar com 15, Flores da Cunha em 8º lugar com 13 e Anta Gorda em 10º lugar com 12.

Para acessar e baixar o Anuário da Cachaça e Aguardente no Brasil em 2019 clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.