A cana-de-açúcar é uma planta que mudou completamente a cultura, a história, a economia e o consumo humano, facilitou a expansão e as conquistas territoriais, a formação de países, a integração econômica e as trocas comerciais entre os povos.
Com origem
na ilha de Nova Guiné, a cana-de-açúcar chegou entre 10 e 12 mil anos em
regiões da atual Índia onde existem os primeiros registros da cristalização do
açúcar em livros sagrados como o Atharvaveda. Com os persas chegou ao
mediterrâneo, com os Árabes à Espanha, com os espanhóis e portugueses às ilhas
do Atlântico e finalmente aos extensos e propícios litorais do Brasil e da
América.
Uma das características desta planta é a sua enorme capacidade de produção de derivados como açúcares e álcool em várias formas – cristal, mascavo, melado, refinado, rapaduras, tabletes, bebidas destiladas, álcool combustível.
Quanto às bebidas destiladas, a cachaça e o rum são as mais conhecidas, no entanto existem muitas outras que trazem aspectos culturais e históricos, cores, aromas e sabores que refletem os conhecimentos, tecnologias e preferências de cada povo ou grupo humano. Desde o urrak em Goa na Índia, o Grogue das ilhas de Cabo Verde, a charanda mexicana, o guaro da Costa Rica, o clairin do Haiti, a cachaça brasileira,os runs do Caribe e da Madeira, o Akpeteshi em Gana e muitas outras em todos os continentes.
![]() |
Engenho medieval para a produção de açúcar em Kouklia no Chipre. Fonte: Universidade de Zurique |
Em breve será lançado pela Editora Própria em parceria com o sommelier de bebidas destiladas Antonio Silvio Hendges um trabalho inédito que trará esta saga da cana de açúcar com enfoque nas bebidas destiladas: origens, características da produção e formas de consumo, os diferentes solos e climas em que a cana possibilitou o desenvolvimento de bebidas únicas, os aspectos sensoriais, coquetéis e receitas com estas bebidas.
São mais de 10 anos de pesquisas intensas para reunir informações inéditas sobre o universo das bebidas destiladas da cana-de-açúcar em todos os continentes. Para tornar acessível a todos este trabalho será publicado primeiro em um livro digital que estará disponível em plataformas digitais próprias. Este formato de publicação digital
possibilitará o acesso e leitura de todos os interessados com um preço acessível. Posteriormente está prevista também a edição impressa.
![]() |
Engenho São Jorge dos Erasmos em São Vicente/SP, 1º registro da destilação nas Américas em 1532. Fonte: universidade de São Paulo. |
Da Cana ao Copo – (Quase) Todos os Segredos das Bebidas Destiladas da Cana-de-açúcar, Antonio Silvio Hendges, 2025.
![]() |
Loja online Bebo Cachaça CLIQUE AQUI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por seu comentário.