A cachaça é a bebida destilada mais antiga da América Latina, surgiu em algum lugar do litoral brasileiro entre 1516 e 1532 em um engenho de produção de açúcar de cana. Possivelmente, foi o primeiro produto elaborado em nosso território, inicialmente para consumo interno da então colônia portuguesa.
São três as hipóteses para a sua origem:
- São Vicente, São Paulo, 1532. Esta é a versão mais aceita pelos pesquisadores e historiadores pois existem documentos que citam a sua produção neste local e data.
- Itamaracá, Pernambuco, 1516 a 1526. Há registros recentes descobertos de que neste período já existiam remessas de açúcar para Portugal a partir deste local. Como é aceito que onde se produziu açúcar se destilou cachaça, há uma forte corrente de pensamento neste sentido para a sua origem.
- Porto Seguro, Bahia, 1520. Também existem registros de produção de açúcar e seu envio para a metrópole, o que pode configurar também a produção do destilado da cana.
A cachaça chegou a Minas Gerais pela Estrada Real e se espalhou pelo país através dos tropeiros que eram os responsáveis pelo comércio entre as diferentes regiões do Brasil Colônia e Imperial.
Mas o que é cachaça? É uma bebida reconhecida mundialmente como de origem brasileira e protegida pela legislação nacional quanto a sua padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização.
Decreto 6.871/2009, artigo 53: "Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana de açúcar, com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro".
O destilado de cana que possuir graduação alcoólica com mais de quarenta e oito e até cinquenta e quatro por cento em volume é denominado aguardente. A cachaça ou aguardente que contiver mais de seis gramas e até o limite de 30 gramas de açúcar por litro é denominada de adoçada e isso deve estar expresso no rótulo do produto.
A cachaça é envelhecida em diversas madeiras - amendoim do campo, bálsamo, canela, carvalho, cerejeira ou amburana, castanheira, freijó, ipê, jequitibá e muitas outras - o que a torna singular como a bebida destilada que possui a maior variedade de aromas e paladares, possibilitando a sua combinação e degustação de diversas formas e acompanhamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por seu comentário.