segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Beba com moderação e responsabilidade.


É comum a afirmação de que bebidas alcoólicas destiladas fazem mal, que não é possível o consumo seguro e que fatalmente ocorrerão problemas de saúde física e psicológica nos usuários. Quase todas as informações e veículos de comunicação quando abordam este assunto é com viés negativo, demonstrando os malefícios e prejuízos, sempre relacionados não ao consumo moderado, mas com a ingestão irresponsável de bebidas industriais ou de qualidade duvidosa.

No entanto, vários estudos e pesquisas demonstram que ao contrário do senso comum, a ingestão moderada e responsável de bebidas alcoólicas pode ser um fator positivo de saúde física e mental, auxiliando os usuários no melhor desempenho de suas atividades, inclusive profissionais.

Mas qual é o volume diário de consumo considerado seguro? Obviamente é necessário bom senso e respeitar as individualidades de cada organismo, mas existem alguns parâmetros que são utilizados como referência no Brasil e no mundo, entre estes os da Organização Mundial da Saúde - OMS e do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism - NIAAA dos Estados Unidos.

Para a OMS, o consumo diário moderado de bebidas destiladas é de no máximo três doses de 30 ml para os homens e duas doses de 30 ml para as mulheres. A dose padrão é de 10 gramas de álcool puro.

Para o NIAAA, o consumo diário pode ser de quatro doses de 45 ml e no máximo quatorze doses semanais para os homens e de três doses de 45 ml e no máximo sete doses semanais para as mulheres. A dose padrão é de 14 gramas de álcool puro.

Portanto, existem diferenças que devem ser consideradas pelos consumidores quando estabelecerem os seus padrões pessoais de consumo diário e semanal. No Brasil, são seguidos os parâmetros da Organização Mundial da Saúde.

Também é fundamental não concentrar o consumo em determinados dias, por exemplo nos fins de semana, evitando-se a saturação alcoólica do organismo.

Neste artigo são considerados os parâmetros aceitos para as bebidas destiladas.

Importante destacar que bebidas alcoólicas são absolutamente proibidas para menores de 18 anos e que a legislação brasileira não admite a condução de veículos em nenhuma circunstância após a sua ingestão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.