A Audiência Pública para a avaliação da proposta do novo padrão de identidade e qualidade da cachaça previsto na Portaria 339/2021 será realizada no dia 03 de março de 2022, das 9 às 18 horas em sistema online. As informações sobre o acesso estão na página do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e para acessar clique aqui.
O objetivo desta audiência é permitir a participação e sugestões das entidades e pessoas interessadas e a exposição técnica dos órgãos sobre os tópicos relacionados e pré definidos pelo grupo de trabalho que avaliou as proposições recebidas durante o período da consulta pública.
Uma das proposições é a que permite a denominação “cachaça de alambique” na classificação dos produtos e diferencia este método de outras formas de destilação ou da mistura de produtos com origens diferentes.
a) Cachaça
de alambique quando for produzida exclusivamente e em sua totalidade em
alambique de cobre;
b) Cachaça, quando for produzida por outro método de destilação ou pela mistura de cachaças oriundas de diferentes métodos de destilação.
Uma das propostas polêmicas da nova identidade da cachaça é a que permite a maturação das bebidas com chips e lascas de madeiras desde que este processo não seja confundido com o envelhecimento em barris e esteja descrito nos rótulos de forma que não confunda ou induza os consumidores em erros
O uso de alambiques com as paredes internas, colunas e capitéis exclusivamente de cobre também está previsto na nova norma que definirá os padrões de identidade e qualidade das cachaças e aguardentes.
Participe da Audiência Pública sobre o novo Padrão de Identidade e Qualidade da cachaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por seu comentário.