terça-feira, 12 de outubro de 2021

Ranking 2022 da Cúpula da Cachaça.

Símbolo oficial da Cúpula da Cachaça.

O Ranking é promovido a cada dois anos pela Cúpula da Cachaça, grupo formado por 11 profissionais e especialistas neste destilado brasileiro. O objetivo desta iniciativa é ampliar a visibilidade da cachaça e estimular a melhoria contínua da qualidade da produção. A 5ª edição do Ranking Cúpula da Cachaça iniciou no dia 03 de outubro e certamente é a mais democrática e abrangente avaliação do mercado brasileiro de destilados.

“O Ranking atesta a excepcional qualidade e a variedade incomparável que encontramos no setor de cachaça. É uma iniciativa que não pertence mais à Cúpula, tornou-se um patrimônio de todos os que estão envolvidos de alguma forma no mercado da cachaça”, afirma o presidente da Cúpula da Cachaça, Manoel Agostinho Lima Novo.

Desde a primeira edição em 2014 o ranking é organizado em três etapas. A primeira delas é a votação popular em que os consumidores escolhem livremente três cachaças diferentes acessando a página da Cúpula da Cachaça. As escolhas são individuais e só é possível votar uma vez. No Ranking de 2020 foram 33 mil votantes que elegeram 950 rótulos de cachaças de 16 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Imagem - Página da Cúpula da Cachaça.

Para votar nas suas cachaças preferidas clique aqui.

As 250 cachaças mais citadas formam a lista oficial das Cachaças Mais Queridas do Brasil. Esta relação das preferidas dos consumidores é enviada para 30 especialistas escolhidos entre os mais atuantes e com conhecimentos amplos e consolidados sobre o destilado nacional brasileiro. Eles terão em torno de 30 dias para selecionar as 50 cachaças finalistas do concurso.

A última fase do Ranking da Cúpula da Cachaça acontece na Cachaçaria Macaúva, em Analândia/SP, um local reconhecido no Brasil e no exterior pela excelente carta de cachaças e outros atrativos como a paisagem e a pousada anexa. Durante três dias os integrantes da Cúpula degustarão às cegas as 50 cachaças finalistas e avaliarão através de notas os atributos visuais, olfativos, gustativos e de personalidade.

Para votar nas suas cachaças preferidas clique aqui.

“As cachaças da terceira fase do Ranking serão divididas em três categorias: Inox, Armazenadas e Envelhecidas e Premium/ Extra Premium. Cada categoria terá o seu ranqueamento e uma cachaça campeã. O rótulo que tiver a maior nota entre as três categorias receberá ainda o título de Cachaça do Ano”, esclarece o presidente da Cúpula.

O resultado final do V Ranking Cúpula da Cachaça será publicado pelo Caderno Paladar do jornal Estado de São Paulo no dia 16 de março de 2022. As 50 cachaças finalistas terão direito a usar o selo do V Ranking Cúpula da Cachaça, um diferencial importante em um mercado que comporta 5,5 mil rótulos de cachaça.

Selo da Cúpula da Cachaça.

As atuais campeãs brasileiras do Ranking da Cúpula são a Cachaça Tiê armazenada em inox, a Leblon Signature Merlet entre as armazenadas/ envelhecidas, a Companheira Extra Premium na categoria Premium/Extra Premium que também foi considerada a Cachaça do Ano. Entre as cachaças gaúchas, quatro ficaram entre as 50 finalistas na edição 2020, a Casa Bucco Extra Premium, a Leandro Batista, a Weber Haus 7 Madeiras e a Weber Haus Extra premium 6 Anos.

Para votar nas suas cachaças preferidas clique aqui.

2 comentários:

  1. Que bacana! Pena que ainda não sei degustar cachaça hehehe :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já é hora de harmonizarmos cachaça com café.

      Cachaça e café: 100% Brasil.

      Excluir

Muito obrigado por seu comentário.