segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Licor de butiás, tradição no sul do Brasil.

Foto - Portal das Missões.

O butiá - Butia capitata e outras subespécies - é uma palmeira nativa do Rio Grande do Sul, norte da Argentina e Uruguai que produz frutos levemente ácidos e muito nutritivos, sempre foi utilizado como fonte de alimentação pelos gaúchos, inclusive pelos nativos antes da ocupação territorial, sendo o nome de origem Tupi Guarani, m’butiá. Os tropeiros plantavam nos seus acampamentos e ao longo dos passos das tropas para aproveitarem os frutos em suas viagens. Com a maceração dos seus frutos em cachaça e açúcar se faz um licor muito apreciado e com sabores e aromas muito agradáveis. Uma curiosidade é que as frutas maduras apresentam as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, amarelo, verde e vermelho.


Foto - Portal das Missões.

O licor de butiás é uma receita desenvolvida principalmente pelos imigrantes alemães que se estabeleceram em regiões em que eram abundantes estas palmeiras nativas e logo no início da produção da cachaça em suas colônias já combinaram os dois produtos. Desta fruta também se fazem doces e geleias. Nos últimos anos Nely Maicá desenvolveu o Pajuari, um vinho de butiás. Anualmente no município gaúcho de Giruá, na região turística das Missões, é realizada a Festa Internacional do Butiá. Várias marcas gaúchas tem licores de butiás em suas linhas de produtos. A Clarion, produtora da cachaça Santa Flora também desenvolve um projeto de pesquisa da espécie Butia odorata gigante em parceria com a Fepagro - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do RS - para exportar licores com a sua marca.


Pajuari, vinho de butiás. Foto - Portal das Missões.

A preparação artesanal do licor de butiás é muito comum no RS, com a mistura das frutas e a cachaça prata em recipientes de vidro para macerar. Algumas receitas misturam o açúcar junto, mas este processo geralmente deixa a bebida muito doce, sendo recomendável a preparação separada da calda e posterior mistura dos ingredientes.

Ingredientes:

- 1 kg de butiás maduros

- 2 litros de cachaça de alambique branca

Para a calda base:

- 1 kg de açúcar cristal

- 500 ml de água

Em um vidro de boca larga coloque os butiás para macerar com a cachaça por ao menos um mês. Ao final coe e reserve o líquido. Faça uma calda com o açúcar e a água, após esfriar misture bem com a cachaça macerada e deixe descansar por ao menos mais um mês. Então está pronto para o consumo, saúde!


Licor de butiás Clarion Santa Flora.

Um comentário:

Muito obrigado por seu comentário.