sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Governo do RS desiste de aumentar o ICMS da cachaça.

Com a retirada do projeto de reforma tributária da Assembleia Legislativa gaúcha, o Governador Eduardo Leite desistiu da sua proposta “macro estratégica de redistribuição da carga” de reduzir de cinco para duas as alíquotas do ICMS o que impactaria no aumento do imposto de 18% para 25% para as cachaças, licores e vinhos no Rio Grande do Sul.

Mas esta decisão foi resultado da pressão dos setores que representam os produtores como a Aprodecana/RS – Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados do Rio Grande do Sul, IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, dos produtores e de toda a comunidade gaúcha que rechaçou o projeto do governo que previa o aumento geral dos impostos sobre bens de consumo básicos, desde alimentos, gás de cozinha e até sobre a erva mate.

sábado, 12 de setembro de 2020

13 de setembro - O dia que a cachaça conquistou a cidadania.

Foto - Paulo Vilela, Shutterstock.com

No dia 13 de setembro é comemorado pelos produtores, apreciadores e profissionais o Dia da Cachaça, bebida reconhecida como a mais antiga das Américas que surgiu entre 1516 e 1532 em algum lugar do litoral brasileiros das regiões Nordeste ou Sudeste. Fato histórico é que o primeiro alambique para produção em escala significativa foi o Engenho São Jorge dos Erasmos em São Vicente no litoral paulista - atualmente reconhecido como Patrimônio Nacional - e o primeiro registro de produção de 1532. Mas com certeza antes disso muita “aguardente da terra”, como era chamada no período colonial, já tinha passado pelas bicas dos alambiques do Novo Mundo.

domingo, 6 de setembro de 2020

Limana Poliserviços - Arte, tecnologia e qualidade.

A Limana é uma empresa de Jaguari no Rio Grande do Sul, reconhecida atualmente como uma das melhores fabricantes de alambiques e equipamentos para a cadeia dos derivados da cana-de-açúcar, com exportações para vários países latino americanos como a Argentina, Honduras, México, Paraguai e Uruguai, parcerias com institutos de pesquisas e laboratórios como a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Laboratório de Qualidade e Tecnologias em Bebidas da Esalq/USP de Piracicaba/SP, Embrapa Clima Temperado de Pelotas/RS e outros que utilizam os alambiques e destilarias da Limana.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Alambique Poço das Antas – Cachaça, agricultura familiar e desenvolvimento local.

Foto: @antoniosilviosommelier

O belo e acolhedor município de Poço das Antas no Rio Grande do Sul, está em terceiro lugar no Brasil na densidade de produtores de cachaça, com um alambique legalizado para 1.049 habitantes, conforme o Anuário da Cachaça 2020 do Ministério da Agricultura.

Colonizado por descendentes dos imigrantes alemães, localizado em uma região montanhosa com terrenos acidentados em forma de vale e cortado por córregos e riachos límpidos que pertencem à Bacia do Rio Taquari, o município tem tradição na produção de cana-de-açúcar pela agricultura familiar e além da cachaça também produz outros derivados como o melado.