sábado, 11 de março de 2017

Cachaça e café: 100% Brasil.

A cachaça é a bebida destilada mais antiga das Américas e teve origem em um engenho de açúcar, em algum lugar do litoral brasileiro, entre os anos 1516 e 1532. São três as hipóteses: Itamaracá em Pernambuco, Porto Seguro na Bahia e São Vicente em São Paulo. Esta última é a mais aceita, mas não existe certeza sobre o local exato onde aconteceu a primeira destilação do mosto fermentado da cana de açúcar para a produção de cachaças em nosso território. A certeza é que esta é uma bebida 100% brasileira, que faz parte da nossa cultura e da nossa História.

O café é originário das planícies altas da Etiópia e espalhou-se a partir do comércio das caravanas, principalmente dos povos árabes. Foi introduzido no Brasil em 1727 no Pará, por Francisco de Melo Palheta que conseguiu mudas da variedade arábica, conta-se que de forma clandestina, a partir da Guiana Francesa e da confiança conquistada da esposa do governador local. As primeiras plantações foram realizadas na Região Nordeste, mas foi a partir de 1760 e das plantações no Rio de Janeiro e no Sudeste, principalmente na Baixada Fluminense e no vale do rio Paraíba, que a produção se desenvolveu e tornou-se fundamental à economia e claro, para a culinária típica brasileira.

O consumo da cachaça e do café está presente há muito tempo nos hábitos alimentares de nossa população. De forma espontânea ou intencional, na casa grande ou na senzala, no asfalto ou na favela, nos campos, serras ou sertões, esta combinação aqueceu muitas noites e invernos do nosso povo.

Para manter esta tradição e como homenagem a estes produtos típicos do Brasil, o editor deste Blog, Antonio Silvio Hendges, desenvolveu um drink exclusivo que harmoniza a cachaça com o café. Indispensável destacar que para um resultado sensorial adequado, devem-se usar produtos de qualidade, como cachaça de alambique e café 100% arábica, evitando-se as cachaças industriais e os cafés misturados ou de baixa qualidade.


Nesta experiência, o melhor resultado foi obtido com cachaças envelhecidas em carvalho, amburana e amendoim harmonizadas com cafés 100% arábica orgânicos. Mas outros cafés de qualidade também podem ser utilizados, assim como as cachaças podem ser variadas. O importante é experimentar e harmonizar de acordo com o paladar e o olfato, construir suas próprias experiências e receitas. Depois, deixe seus comentários, opiniões, experiências e receitas e seja bem vind@ ao universo da cachaça.

- 200 ml de café
- 50 ml de cachaça envelhecida em carvalho
- 02 colheres de café de açúcar demerara ou cristal
- Creme de chantilly spray
- Raspas de canela

Prepare o café e adoce com o açúcar demerara ou cristal, despeje devagar os 50 ml de cachaça de alambique envelhecida em carvalho e misture levemente. Coloque o creme de chantilly spray como cobertura e tempere com raspas de canela.

Você também pode fazer o processo com o café adoçado e o chantilly e degustar com a cachaça servida separada em uma taça ISO ou em um copo de shot.

Use também outras cachaças envelhecidas e varie a receita, por exemplo, amburana, amendoim do campo, castanheira, cabreúva, grápia de acordo com o seu paladar e criatividade.

Um comentário:

Muito obrigado por seu comentário.