Caninha Primavera, 1ª marca comercial da Weber Haus. Foto @zetoteloken |
Em 1968, o filho de José Weber, Hugo Weber e sua esposa Eugênia lançaram a primeira marca comercial da empresa, a Caninha Primavera em garrafas de 600 ml e envelhecida em cabriúva. O nome da marca, uma homenagem à estação climática preferida dos imigrantes alemães que sempre comemoraram a chegada da primavera no sul do Brasil. A distribuição era realizada diretamente nos pontos de vendas e consumo em engradados de madeira e utilizando uma Kombi como meio de transporte.
Parte da área de envelhecimento da Weber Haus. Foto @zetoteloken |
Em 2001 por causa de problemas relacionados com a propriedade industrial a marca Primavera deixa de ser usada e Evandro Weber, filho de José e Eugênia, registra a marca Weber Haus que em alemão significa Casa dos Weber. Inicialmente continuam com o mercado regional, mas em 2004 expandem para todo o Brasil e em 2006 começam a exportar. Neste 2022 ao completar 74 anos, a Weber Haus é uma das maiores destilarias do país, a mais premiada do Brasil em concursos nacionais e internacionais e está presente em 25 países.
A Weber Haus, além de cachaças também produz, gins, runs,
bebidas mistas e licores. Algumas marcas icônicas e que fazem parte da história
da cachaça no Brasil como a Santa Martha, a Velho Pescador e a 30 Luas também
fazem parte do catálogo da empresa. E em 2018 a empresa recuperou e relançou a
marca Primavera utilizando as mesmas garrafas de 600 ml e um novo rótulo com
base no original criado por Hugo Weber.
Cachaças Weber Haus. Foto @zetoteloken |
A produção da Weber Haus é sustentável com geração de energia solar, cultivo orgânico dos canaviais e reutilização total dos resíduos da produção, desde o bagaço da cana ao vinhoto resultante da destilação. Isso demonstra também o compromisso ambiental e social desta importante empresa gaúcha que se transformou em orgulho nacional.
Vista parcial da loja da Weber Haus em Ivoti/RS. Foto @zetoteloken |
Clique aqui e conheça a Weber Haus no Instagram.
Todas as fotos deste artigo são autoria de Zeto Teloken e realizadas no contexto do Projeto Cultural (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por seu comentário.