domingo, 7 de novembro de 2021

Rota Cultural Cachaças Gaúchas.

A cachaça no Rio Grande do Sul tem aspectos culturais e históricos peculiares. O Estado se desenvolveu mais tarde como parte do território português e a partir de 1752 com a imigração dos açorianos começou a ocupação definitiva do território gaúcho. As primeiras mudas de cana-de-açúcar trazidas por estes imigrantes diretamente das ilhas de origem em 1770 foram cultivadas no local conhecido como Posto da Guarda no atual município de Santo Antonio da Patrulha. A primeira destilação ocorreu em 1778 na margem da Lagoa da Pinguela em Osório no litoral gaúcho.

Com a imigração dos alemães a partir de 1824 e sua fixação nos vales dos Rios dos Sinos e Caí e no litoral, a produção de cachaça se expande para uma escala que além do consumo local permite o seu uso como moeda de troca das colônias com os tropeiros na aquisição de outros produtos como ferramentas, tecidos e medicamentos. Os imigrantes italianos a partir de 1875 e os poloneses em 1886 ampliam a importância da cachaça para a sobrevivência das colônias que se fixaram nos vales dos rios serranos e nas regiões montanhosas onde cultivam a cana em pequenos lotes nos microclimas da serra gaúcha.

Usina Santa Martha - Primeira marca de cachaça gaúcha registrada em 1928.

Esta saga está sendo resgatada pelos autores Antonio Silvio Hendges e Leomar De Bortoli que com apoio da lei estadual de incentivo à cultura, Pró-Cultura/RS estão produzindo o livro impresso e digital (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas – Cultura e história da cachaça no Rio Grande do Sul. Os autores estão visitando 33 alambiques, tanoarias, museus e colecionadores em seis regiões e percorrerão mais de seis mil km, do litoral até o extremo oeste do Estado gaúcho na divisa com a Argentina.

Os autores contam com o apoio de uma equipe de assessoria e produção composta por agentes culturais, produção visual e desenvolvimento gráfico. Os recursos financeiros são destinados por empresas parceiras e posteriormente descontados do ICMS devido ao Estado de acordo com os repasses aprovados ao projeto. O prazo de produção é de oito meses com o lançamento previsto para maio/2022.

Siga e interaja com as ações e visitas da Rota Cultural Cachaças Gaúchas nas redes sociais Instagram e Facebook.

Instagram – Clique aqui

Facebook – Clique aqui

4 comentários:

  1. Parabéns pela excelente obra de cunho histórico, cultural e degustativo. Tintin! 🥂

    ResponderExcluir
  2. Como faço para ter um exemplar desse livro.
    Um brinde as cachaças gaúcha.

    ResponderExcluir
  3. Acompanhe as páginas oficiais no Instagram e no Facebook Rota Cultural Cachaças Gaúchas - @cachacasgauchasoficial - onde estamos divulgado todas as atividades, as pesquisas, entrevistas e visitas, o cronograma de atividades e até uns pequenos trechos.

    Por estas páginas sociais é possível acompanhar também o lançamento previsto para o início de maio/2022 e adquirir através dos canais que serão divulgados.

    Muito obrigado por seu interesse neste projeto, onde traremos conteúdos e informações inéditas sobre a história da cachaça.

    Acompanhe sempre o blog e as informações sobre a cachaça e as bebidas destiladas.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário.