segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Cachaçaria Pasieka - Alecrim/RS.

Desde 1995 a Família Pasieka, descendentes dos imigrantes poloneses que se fixaram na divisa brasileira com a Argentina no atual município de Alecrim no extremo noroeste gaúcho, produz cachaças e bebidas destiladas.

A iniciativa pioneira foi do Sr. Eugênio Pasieka que em 1998 após um curso de qualificação ampliou a produção e instalou uma estrutura de alvenaria e um alambique de cobre. Mesmo com a infraestrutura adequada, a atividade continuou artesanal e informal, comercializada apenas no município e na região. Com o passar dos anos e o declínio da mão de obra para o cultivo da cana e a produção, o alambique foi desativado.

Mas Para Tiago Pasieka e seu irmão Cláudio o alambique da fronteira era mais que uma atividade informal e em 2018 iniciam os planos para retomarem as atividades, agora de maneira formal, com todos os registros e adequações exigidas pelo MAPA, órgãos ambientais e sanitários para a produção de cachaça. Convidaram o amigo Fauzi Shubeita e em março de 2020 fundaram oficialmente a Indústria de Aguardente Artesanal Pasieka Ltda.

Iniciaram a reforma no mês de abril de 2020. O alambique de cobre foi restaurado e o antigo prédio de alvenaria totalmente reformado com uma ampliação e a divisão das áreas de acordo com as normas de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA que aprovou o projeto e possibilitou o registro dos primeiros produtos. 

“Os primeiros lotes de cachaça começaram no mês de setembro de 2020. Grande parte dessa cachaça foi produzida a partir de um canavial próprio e outra parcela da cana-de-açúcar adquirida de propriedades vizinhas”, destaca Tiago Pasieka.

Na propriedade de 17 hectares também são produzidos alimentos como amendoim, batata doce, hortaliças em estufa, mandioca, melado, soja, milho e uma criação de peixes. Também há belezas naturais como a Cascata Alecrim na qual se chega por uma trilha de 1,2 km em que os visitantes têm a oportunidade de conhecerem os espaços preservados e observarem a paisagem da fronteira gaúcha com a província argentina de Missiones.

A Cachaçaria Pasieka possivelmente é o alambique mais próximo das fronteiras do país situado a 20 km da divisa fluvial do Rio Uruguai que separa o Brasil da Argentina.

A linha de produtos atual é composta pela cachaça prata com graduação alcoólica de 43 GL, excelente para preparar coquetéis como a tradicional caipirinha e substituir outras bases alcoólicas em releituras de drinks, uma aguardente produzida com hortelã in natura também com 43 GL e o mais recente lançamento em homenagem ao aniversário do município de Alecrim no dia 09 de outubro de 2021, a cachaça envelhecida em carvalho com 38 GL.

Instagram - Clique aqui

Visite as regiões das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul e agende sua degustação na Cachaçaria Pasieka no município de Alecrim/RS.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Ranking 2022 da Cúpula da Cachaça.

Símbolo oficial da Cúpula da Cachaça.

O Ranking é promovido a cada dois anos pela Cúpula da Cachaça, grupo formado por 11 profissionais e especialistas neste destilado brasileiro. O objetivo desta iniciativa é ampliar a visibilidade da cachaça e estimular a melhoria contínua da qualidade da produção. A 5ª edição do Ranking Cúpula da Cachaça iniciou no dia 03 de outubro e certamente é a mais democrática e abrangente avaliação do mercado brasileiro de destilados.

“O Ranking atesta a excepcional qualidade e a variedade incomparável que encontramos no setor de cachaça. É uma iniciativa que não pertence mais à Cúpula, tornou-se um patrimônio de todos os que estão envolvidos de alguma forma no mercado da cachaça”, afirma o presidente da Cúpula da Cachaça, Manoel Agostinho Lima Novo.

Desde a primeira edição em 2014 o ranking é organizado em três etapas. A primeira delas é a votação popular em que os consumidores escolhem livremente três cachaças diferentes acessando a página da Cúpula da Cachaça. As escolhas são individuais e só é possível votar uma vez. No Ranking de 2020 foram 33 mil votantes que elegeram 950 rótulos de cachaças de 16 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Imagem - Página da Cúpula da Cachaça.

Para votar nas suas cachaças preferidas clique aqui.

As 250 cachaças mais citadas formam a lista oficial das Cachaças Mais Queridas do Brasil. Esta relação das preferidas dos consumidores é enviada para 30 especialistas escolhidos entre os mais atuantes e com conhecimentos amplos e consolidados sobre o destilado nacional brasileiro. Eles terão em torno de 30 dias para selecionar as 50 cachaças finalistas do concurso.

A última fase do Ranking da Cúpula da Cachaça acontece na Cachaçaria Macaúva, em Analândia/SP, um local reconhecido no Brasil e no exterior pela excelente carta de cachaças e outros atrativos como a paisagem e a pousada anexa. Durante três dias os integrantes da Cúpula degustarão às cegas as 50 cachaças finalistas e avaliarão através de notas os atributos visuais, olfativos, gustativos e de personalidade.

Para votar nas suas cachaças preferidas clique aqui.

“As cachaças da terceira fase do Ranking serão divididas em três categorias: Inox, Armazenadas e Envelhecidas e Premium/ Extra Premium. Cada categoria terá o seu ranqueamento e uma cachaça campeã. O rótulo que tiver a maior nota entre as três categorias receberá ainda o título de Cachaça do Ano”, esclarece o presidente da Cúpula.

O resultado final do V Ranking Cúpula da Cachaça será publicado pelo Caderno Paladar do jornal Estado de São Paulo no dia 16 de março de 2022. As 50 cachaças finalistas terão direito a usar o selo do V Ranking Cúpula da Cachaça, um diferencial importante em um mercado que comporta 5,5 mil rótulos de cachaça.

Selo da Cúpula da Cachaça.

As atuais campeãs brasileiras do Ranking da Cúpula são a Cachaça Tiê armazenada em inox, a Leblon Signature Merlet entre as armazenadas/ envelhecidas, a Companheira Extra Premium na categoria Premium/Extra Premium que também foi considerada a Cachaça do Ano. Entre as cachaças gaúchas, quatro ficaram entre as 50 finalistas na edição 2020, a Casa Bucco Extra Premium, a Leandro Batista, a Weber Haus 7 Madeiras e a Weber Haus Extra premium 6 Anos.

Para votar nas suas cachaças preferidas clique aqui.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Gotas da Moenda - Santo Antônio da Patrulha/RS.

Gotas da Moenda no Instagram - Clique aqui

Os primeiros engenhos de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul surgiram no Século XVIII no local então denominado Posto da Guarda, atual município gaúcho de Santo Antônio da Patrulha, através dos colonizadores portugueses e das Ilhas dos Açores e da Madeira. A partir do século XIX, o município passou a ser ocupado também por imigrantes italianos, alemães e poloneses.

Santo Antônio da Patrulha é o primeiro município do Rio Grande do Sul e está relacionado historicamente com o cultivo da cana de açúcar e a fabricação dos seus derivados como açúcar mascavo, melado, rapaduras e claro, das mais saborosas cachaças. Esses produtos estão presentes nos eventos que divulgam Santo Antônio da Patrulha no Estado e em todas as atividades culturais do município. 

Situado neste Município, o Alambique Gotas da Moenda produz desde 2002 cachaças Prata, Envelhecidas, Extra Premium e licores. São produtos com a responsabilidade de representar a importância histórica da região litorânea gaúcha e do município pioneiro e por isso diferenciadas nos cuidados de produção que se manifestam também nos aromas e sabores originais das cachaças do litoral gaúcho.


Página Gotas da Moenda - Clique aqui


As cachaças Gotas da Moenda são produzidos tendo como matéria prima a cana-de-açúcar, cortada e despalhada manualmente e esmagada ainda no mesmo dia. O caldo é coado e decantado, o que garante uma excelente fermentação e destilação, tem seu teor de açúcar corrigido, é fermentado com todo o cuidado e destilado em alambique de cobre com um rigoroso controle de cortes e dos padrões de identidade e qualidade que possibilita a obtenção de um produto nobre, com características e aromas especiais.

Além das cachaças Prata, Envelhecida e Extra Premium 4 anos em carvalho, o alambique Gotas da moenda também produz licores de chocolate, chocolate com pimenta, ervas, figo, gengibre, laranja kinkan, menta e morango.


Arquitetura açoriana de Santo Antônio da Patrulha/RS. Imagem - Flickr.

Visite o litoral gaúcho e o alambique Gotas da Moenda em Santo Antonio da Patrulha, Terra da Cachaça e da Rapadura.