domingo, 18 de fevereiro de 2018

Bebidas destiladas produzidas no Rio Grande do Sul.

Antiga moenda de cana utilizada nos alambiques do RS.
A cachaça – No século XVIII os açorianos trouxeram a cana de açúcar da Ilha da Madeira e instalaram os primeiros engenhos em Santo Antonio da Patrulha e Osório. Com a colonização alemã no século XIX, estes desenvolveram a produção da cana e de seus produtos derivados como a cachaça, rapadura e melado, principalmente a partir de 1829 nas colônias de Três Forquilhas e São Pedro, atualmente municípios de Torres e Dom Pedro de Alcântara no litoral gaúcho. Os imigrantes italianos que a partir de 1875 se instalaram na Serra Gaúcha, inicialmente nos municípios de Farroupilha, Garibaldi e Bento Gonçalves, também desenvolveram o cultivo da cana e a produção da cachaça como atividade econômica essencial, assim como os imigrantes poloneses a partir de 1885

Os alemães, italianos e poloneses aproveitaram a experiência que possuíam na produção de outras bebidas destiladas como Schnaps e grappa para desenvolverem a produção de cachaças em suas áreas de colonização. A cachaça produzida no RS sempre foi reconhecida pela qualidade e era um dos produtos que os tropeiros distribuíam ao longo dos caminhos das tropas pelo interior do RS e de outras regiões do país.


Graspas Casa Bucco, Princesa do Arroio, Miolo e Aurora.
A grappa – O RS é o maior produtor nacional desta bebida destilada do bagaço fermentado de diversas variedades de uvas, com origem italiana e que acompanhou os imigrantes que se fixaram no RS a partir de 1875. É uma bebida consumida em pequenas quantidades, em harmonizações, por exemplo, acompanhando café ou pós refeições. A sua produção e consumo já foram mais significativos no Estado e nos últimos anos retomaram força e espaço como bebida destilada de qualidade. Para saber mais sobre a graspa, clique aqui.


Licores Harmonie Schnaps.
Os licores – Inicialmente preparados para o consumo familiar pelos imigrantes alemães e italianos, atualmente possuem uma variedade significativa de marcas e sabores produzidos no RS, geralmente com origem nos produtores de cachaças e utilizando esta como base de suas composições. Assim como a cachaça gaúcha, os licores produzidos no Estado também são reconhecidos pela qualidade e excelente apresentação dos produtos. São vários os alambiques gaúchos que produzem licores utilizando principalmente as cachaças como base de suas receitas.


O brandy – É uma bebida destilada de vinhos de diversas variedades de uvas e parte dos vinhos do RS é destinada para a destilação e produção de brandys. Majoritariamente, esta produção está ligada ao setor vitivinícola e de acordo com informações da Embrapa são produzidos na Região da Serra Gaúcha 1,8 milhões de litros anuais e utilizados dez milhões de quilos de uva. Também na qualidade sensorial e apresentação se destacam os brandys gaúchos com embalagens e garrafas bem elaboradas e de bom gosto.

Campos de Cima, brandy produzido em Itaqui, na Região da Campanha do RS.

O gin – A Weber Haus produz o WH 48 em duas versões, Dry Gin com graduação de 44% e London Dry Gin com 40%. São gins orgânicos e os botânicos presentes em ambos, além do zimbro, componente obrigatório do gin, é o gengibre nativo do Lote 48 onde está situada a Weber Haus em Ivoti/RS, erva mate da região de Ilópolis/RS e folhas frescas de cana de açúcar. A versão London Dry Gin é armazenado em barris de amburana, conferindo aromas e sabores exclusivos e uma cor dourada intensa e brilhante. Para saber mais sobre o Gin WH 48 da Weber Haus clique aqui.

WH 48, gin orgânico da Weber Haus produzido em Ivoti/RS.

O Rum - O rum é uma bebida secular destilada a partir da fermentação do melaço da cana-de-açúcar, de características refinadas e aroma suave. Registros históricos indicam que começou a ser apreciado no século XVII quando foi divulgado como um poderoso medicamento capaz de "exorcizar os demônios do corpo". O seu alto teor alcoólico tornou-o famoso entre os piratas, encorajando-os antes dos combates, que também foram os responsáveis pela sua propagação. A Weber Haus produz o Rum Senõr Weber, repousado em três madeiras, amburana, bálsamo e carvalho americano.

O Señor Weber é o único rum que utiliza outras madeiras além do carvalho que é tradicional no envelhecimento desta bebida. O Blanco é perfeito para a preparação de coquetéis como o mojito e o daiquiri enquanto o Oro possui aromas e sabores bem mais complexos e pode ser degustado puro ou em combinações gastronômicas. Para saber mais sobre o rum Señor Weber clique aqui.

Senõr Weber, o rum da Weber Haus.

O Whisky - A marca Union Destillery existe há mais de 70 anos. Com origem em Veranópolis e objetivo de fornecer matéria-prima para outras marcas no Brasil e no mundo como o Japão, Argentina, Uruguai, Chile e Bélgica. Entre 1972 e 1986, alguns rótulos foram comercializados no mercado brasileiro, mas descontinuados para evitar competição com os próprios clientes.

A partir de 2015 ampliou as atividades com uma nova planta de produção, envelhecimento e loja no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e retomou a comercialização de marcas próprias com cinco produtos: Pure Malt Whisky envelhecido cinco anos em barris de carvalho norte-americano ex-Bourbon; Pure Malt Whisky Turfado elaborado com cevada importada e tostada com a turfa, carvão vegetal escocês; Pure Malt Whisky Vintage envelhecido dez anos; Blended Whisky com 30% de puro malte e outros grãos, como milho ou arroz; e o Licor Fino de whisky.

Union Destillery Puro Malte Turfado

Visite os alambiques gaúchos e conheça a história, a tradição e a qualidade das bebidas destiladas, da agricultura familiar e dos produtos tradicionais do Rio Grande do Sul.

Leia o livro (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas.