domingo, 23 de setembro de 2018

A volta da Primavera.


Embalagem original e o lançamento da Weber Haus.












A Primavera foi a primeira cachaça produzida comercialmente pela Weber Haus, empresa familiar que atualmente é referência na produção desta bebida no município de Ivoti/RS e uma das marcas mais premiadas em concursos nacionais e internacionais. A caninha Primavera começou a ser produzida em 1969 por Hugo Weber, descendente do imigrante alemão Jakob Weber que no início do Século XIX migrou da Renânia com a família e se estabeleceu na Linha 48, local onde está instalada até hoje a estrutura de produção da cana, destilação e envelhecimento da Weber Haus.

Para resgatar esta bela História, recentemente foi relançada a marca Primavera mantendo as características originais, como a garrafa âmbar, o envelhecimento em cabriúva e o rótulo que lembra o produto original. Evandro Weber, filho de Hugo Weber e o líder atual da empresa, responsável por sua expansão e inserção no mercado internacional destaca que “o retorno da Primavera é um resgate das origens e uma homenagem histórica ao fundador da Weber Haus”.

O relançamento da “nova” marca da Weber Haus foi planejada para coincidir com a chegada da primavera em 22 de setembro, a estação do ano que era a preferida dos antepassados imigrantes que chegaram para povoar o Rio Grande do Sul a partir de 1820, estabelecendo-se no Vale do Rio dos Sinos e na Serra Gaúcha, atualmente entre as regiões mais desenvolvidas do Brasil.

Antonio Silvio Hendges e Evandro Weber.

A equipe RS no alambique esteve recentemente em Ivoti/RS e conversamos com o Sr. Hugo Weber e seu filho Evandro, que nos receberam com muita atenção e entusiasmo, nos contando belas histórias do início das atividades, desde as dificuldades às alegrias de construir com muito esforço e dedicação esta grande empresa, nos levando para visitar todas as etapas da produção atual e inclusive fazendo algumas fotos exclusivas para este blog.

Agradecemos ao Sr. Hugo Weber, ao Evandro Weber e toda equipe da Weber Haus pela recepção e atenção que dispensaram, não somente para nós, mas para todos os visitantes que naquele belo local se reencontram com o passado e o presente, agora resgatado na volta da Primavera.

Antonio Silvio Hendges no museu da Weber Haus em Ivoti/RS.


RS no alambique, saúde! 

domingo, 16 de setembro de 2018

Roteiro RS no alambique comemorativo ao Dia da Cachaça.

Algumas fotos do roteiro comemorativo ao Dia da Cachaça realizado nos dias 12 a 15 de setembro. Nesta atividade, nos acompanhou o apreciador e divulgador da cachaça, Leszek Wedzicha, polonês residente em Liverpool, que atualmente dedica-se a difusão do consumo e da História da cachaça na União Europeia.


Primeiro barril utilizado pela Weber Haus - Cabreúva.



Primeira prensa utilizada pela Weber Haus.



Painel com períodos importantes da História da Weber Haus, Ivoti/RS.


Na Weber Haus degustando um blend de amburana, bálsamo e canela sassafrás.


Com Evandro Weber e a cachaça Primavera, primeiro produto da marca.


Com Leszek Wedzicha na Weber Haus.


Entrada da Casa Bucco, a premiada cachaça do Vale do Rio das Antas.


Ponte Ernesto Dorneles, a famosa paisagem do Vale do Rio das Antas.


Com o Mestre Tanoeiro Eugênio Mesacaza e seu filho Mauro em Monte Belo do Sul/RS.


Velho Alambique, Santa Tereza/RS. Ivandro Remus explicando o cultivo orgânico e o processo de destilação.


 
Cachaçaria Bockorny Schnaps, Ivoti/RS.


Casa Buchmann - Ivoti/RS.

Também pretendíamos visitar no município de Harmonia/RS, a Cachaçaria Harmonie Schnaps, destaque com vários prêmios importantes no Concurso Mundial de Bruxelas e na Expointer 2018 com suas cachaças prata e amburana. No entanto, com problemas elétricos em nosso veículo e mau tempo, não conseguimos nos deslocar até o local.


Harmonie Schnaps - Harmonia/RS.


sábado, 8 de setembro de 2018

Dia da Cachaça - RS no alambique comemora com roteiro de visitas aos produtores gaúchos.

O Vale do Rio das Antas no RS - Área de colonização italiana.
Para comemorar o Dia da Cachaça em 13 de setembro, RS no alambique fará um roteiro com visitas aos produtores nas regiões do Vale do Rio das Antas e da Rota Romântica no Rio Grande do Sul. Weber Haus, Velho Alambique, Casa Bucco, Harmonie Schnaps, Unser Schnaps, Casa Buchmann e Tanoaria Mesacaza estão em nossa agenda.

Serão três dias de roteiro por regiões de colonização e culturas alemã e italiana do RS e que possuem tradição comprovada na produção de cachaças de qualidade, todas premiadas em concursos nacionais e internacionais.


O Dia da Cachaça é comemorado em 13 de setembro. Nesta data em 1661, legalizou-se a produção da cachaça no Brasil ainda colônia portuguesa, após uma revolta popular contra os colonizadores que em 1649 proibiram a cachaça como protecionismo da bagaceira e dos vinhos produzidos na metrópole. Este acontecimento entrou para a História como a Revolta da Cachaça, um dos primeiros movimentos políticos no país contra os portugueses e suas leis centradas nos interesses coloniais.

A Rota Romântica no RS - Área de colonização alemã.

Em 2009, os produtores e entidades que os representam, durante a Expocachaça em Belo Horizonte/MG estabeleceram o Dia da Cachaça, data comemorativa desta bebida genuinamente brasileira, que acompanha nossa História desde o princípio da colonização e que é fundamental para nossa identidade cultural.


Para saber mais sobre a cachaça produzida no Rio Grande do Sul clique aqui.


Para saber mais sobre a História da cachaça clique aqui.

RS no alambique, saúde!

domingo, 2 de setembro de 2018

Cachaças gaúchas premiadas na Expointer 2018.

Harmonie Schnaps - Harmonia/RS.
A Expointer é a maior feira agroindustrial da América Latina. Realizada anualmente no Parque Assis Brasil, no município gaúcho de Esteio, uma das atrações são os produtos da agricultura familiar, entre estes as cachaças que os associados da Associação dos Produtores de Cana de Açúcar - Aprodecana/RS apresentam ao público.

No espaço especialmente destinado, a Casa da Aprodecana, os visitantes e apreciadores podem degustar e adquirir as cachaças e licores diretamente dos produtores, além de conhecerem detalhes e a variedade da produção gaúcha.

Em 2018, na 41ª edição da Expointer realizada de 25 de agosto a 02 de setembro, a Aprodecana participou pelo 7º ano consecutivo e como aconteceu nas edições anteriores, um concurso destacou as melhores cachaças produzidas no Rio Grande do Sul em três categorias: Prata, Premium e Extra Premium. Para o resultado, os jurados avaliaram aspectos específicos e definidos como a cor, tonalidade, limpidez, brilho, olfato e paladar. O concurso é promovido pela Secretaria de Agricultura do RS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Aprodecana e Embrapa Uva e Vinho.

Conheça as marcas destacadas em 2018 e seus respectivos municípios de origem. RS no alambique parabeniza os vencedores e renova seu compromisso com a valorização das cachaças e destilados produzidos na agricultura familiar gaúcha.

3 Fortuna - Muçum/RS.
Categoria Cachaça Prata:

1º lugar – Harmonie Schnaps, Harmonia/RS.
2º lugar – Agroindústria StrohHut, Não-Me-Toque/RS.
3º lugar – Casa Bucco, Bento Gonçalves/RS.
Categoria Envelhecida Premium:
1º lugar – Harmonie Schnaps, Harmonia/RS.
2º lugar – Weber Haus, Ivoti/RS.
3º lugar – Casa Bucco, Bento Gonçalves/RS.
Categoria Envelhecida Extra Premium:
1º lugar – 3 Fortuna, Muçum/RS.
2º lugar – Weber Haus, Ivoti/RS.
3º lugar – Unser Schnaps, Presidente Lucena/RS.

RS no alambique, saúde!