terça-feira, 21 de maio de 2024

Compre Cachaças Gaúchas

Esta é uma campanha de solidariedade ao Rio Grande do Sul.
Muitos alambiques gaúchos foram seriamente atingidos durante as graves inundações no Rio Grande do Sul em maio/2024.

Para alguns os prejuízos foram enormes, na infra estrutura, na perda de produtos, nos acessos, nas áreas de cultivo da cana-de-açúcar situadas nos vales dos rios que foram muito afetadas por alagamentos, deslizamentos e pelo excesso de chuvas que prejudica o desenvolvimento dos canaviais.

Por isso, para apoiar os produtores gaúchos na recuperação e retomada das atividades o blog No Alambique em parceria com a loja online Bebo Cachaça, o escritor e sommelier Antonio Silvio e o Projeto Cultural Cachaças, Carretas e Tropeadas lançou esta Campanha Compre Cachaças Gaúchas.

Seja no seu comércio local preferido ou aproveitando as ofertas exclusivas do link sua compra fortalecerá a recuperação da economia gaúcha e a retomada do desenvolvimento nos municípios e comunidades.

 Clique aqui 

Cachaças Carretas e Tropeadas apoia esta ação solidária.

Ao fazer sua compra apoiará os agricultores familiares produtores de cana-de-açúcar e os alambiques gaúchos para que continuem levando os aromas e sabores do sul do Brasil para todo o país e o exterior.

 Clique aqui 

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Alambiques gaúchos atingidos por inundações.

Alambique Berwanger em Estrela/RS. Imagem: Paulo Reis.
Vários lambiques e canaviais do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas chuvas, inundações e deslizamentos que aconteceram neste início de maio de 2024.

Importante destacar que grande parte dos alambiques e cultivos de canaviais no Rio Grande do Sul estão situados nos vales de rios como o Antas, Taquari, Caí, Sinos e vários afluentes destes em alturas em torno de 20 a 25 metros do nível destes rios. As águas atingiram 35 metros. Os canaviais foram muito afetados e não se tem ainda um levantamento mais específico. Mas diversas áreas de produção como moagem, destilação, armazenamento, envase e lojas também foram extremamente atingidas.

Portanto, não se tem ainda uma estimativa exata dos prejuízos aos produtores, suas famílias e comunidades, ou o impacto que terá sobre a safra e a cachaça de alambique gaúcha em 2024, mas com certeza este impacto não será pequeno, talvez até para os próximos anos.

A Aprodecana que é a associação dos produtores de cana-de-açúcar e seus derivados no Rio Grande do Sul está buscando recursos e formas para amenizar a situação e você que é um consumidor, admirador e que conhece a história da cachaça de alambique gaúcha também pode contribuir com qualquer valor através do PIX CNPJ 03.718.466/0001-15 em nome da Aprodecana. Estes recursos serão geridos pelos associados para ações de emergência, abertura e recuperação de acessos e da infra estrutura básica das destilarias atingidas. Importante destacar que a Aprodecana é formada por agricultores familiares e orgânicos.

Contribuindo com a Aprodecana você auxilia os produtores de cachaça de alambique do RS.

Esta campanha da Aprodecana tem o apoio deste blog e da loja online Bebo Cachaça que durante a tragédia criou uma ação no Instagram entre os clientes solicitando que não comprem na loja, mas façam doações para as vítimas, instituições de auxílio e a Defesa Civil. Após a normalização a loja online Bebo Cachaça terá bônus e produtos exclusivos para os solidários de todo o Brasil e uma atenção muito especial para os que auxiliarem a Aprodecana.

Quando surgirem informações relevantes este artigo será atualizado.

Aprodecana RS
PIX PIX CNPJ 03.718.466/0001-15

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Casa Bucco atingida por deslizamento de terra.

Vista anterior do Vale do Rio das Antas na Casa Bucco.
O histórico alambique da Casa Bucco no Vale do Rio das Antas em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul foi atingida por um deslizamento de terra durante as inundações no Rio Grande do Sul neste início de maio de 2024. Também aconteceram duas mortes com uma colaboradora e um colaborador da empresa que foram soterrados. Nossa solidariedade às famílias destas pessoas que sem dúvida auxiliaram na construção da História desta grande destilaria gaúcha.

As informações são de muitos prejuízos com as áreas de moagem, destilação e envase atingidas, além de várias estruturas de apoio destruídas. Os canaviais possivelmente também tenham sido afetados. Pelas informações que temos até este momento no dia 06 maio, a área de envelhecimento não foi atingida.

Área de envelhecimento da Casa Bucco não foi atingida.

Também temos informações de muitos outros alambiques gaúchos atingidos com inundações em suas áreas de cultivos de canas, moagem, destilação, produção e lojas. Nos próximos dias vamos fazer um levantamento completo e traremos as informações de quais as destilarias gaúchas atingidas e suas localizações.

Nossa solidariedade aos familiares das pessoas atingidas neste incidente muito grave para a vida e a história. Nos solidarizamos também com todas as pessoas que foram atingidas por este desastre ambiental no Rio Grande do Sul, os desabrigados, os que perderam pessoas queridas, os que perderam os recursos de sobrevivência.

Loja e área de degustação da Casa Bucco.

Agradecemos aos órgãos de governos municipais, estaduais e federais, Defesa Civil, bombeiros de vários Estados, voluntários, empresas e todos aqueles que neste momento de extrema dificuldade foram solidários com os gaúchos.

Faça sua doação segura através da Defesa Civil.

PIX CNPJ 92.958.800/0001-38