sábado, 8 de setembro de 2018

Dia da Cachaça - RS no alambique comemora com roteiro de visitas aos produtores gaúchos.

O Vale do Rio das Antas no RS - Área de colonização italiana.
Para comemorar o Dia da Cachaça em 13 de setembro, RS no alambique fará um roteiro com visitas aos produtores nas regiões do Vale do Rio das Antas e da Rota Romântica no Rio Grande do Sul. Weber Haus, Velho Alambique, Casa Bucco, Harmonie Schnaps, Unser Schnaps, Casa Buchmann e Tanoaria Mesacaza estão em nossa agenda.

Serão três dias de roteiro por regiões de colonização e culturas alemã e italiana do RS e que possuem tradição comprovada na produção de cachaças de qualidade, todas premiadas em concursos nacionais e internacionais.


O Dia da Cachaça é comemorado em 13 de setembro. Nesta data em 1661, legalizou-se a produção da cachaça no Brasil ainda colônia portuguesa, após uma revolta popular contra os colonizadores que em 1649 proibiram a cachaça como protecionismo da bagaceira e dos vinhos produzidos na metrópole. Este acontecimento entrou para a História como a Revolta da Cachaça, um dos primeiros movimentos políticos no país contra os portugueses e suas leis centradas nos interesses coloniais.

A Rota Romântica no RS - Área de colonização alemã.

Em 2009, os produtores e entidades que os representam, durante a Expocachaça em Belo Horizonte/MG estabeleceram o Dia da Cachaça, data comemorativa desta bebida genuinamente brasileira, que acompanha nossa História desde o princípio da colonização e que é fundamental para nossa identidade cultural.


Para saber mais sobre a cachaça produzida no Rio Grande do Sul clique aqui.


Para saber mais sobre a História da cachaça clique aqui.

RS no alambique, saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu comentário.