quinta-feira, 9 de maio de 2024

Alambiques gaúchos atingidos por inundações.

Alambique Berwanger em Estrela/RS. Imagem: Paulo Reis.
Vários lambiques e canaviais do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas chuvas, inundações e deslizamentos que aconteceram neste início de maio de 2024.

Importante destacar que grande parte dos alambiques e cultivos de canaviais no Rio Grande do Sul estão situados nos vales de rios como o Antas, Taquari, Caí, Sinos e vários afluentes destes em alturas em torno de 20 a 25 metros do nível destes rios. As águas atingiram 35 metros. Os canaviais foram muito afetados e não se tem ainda um levantamento mais específico. Mas diversas áreas de produção como moagem, destilação, armazenamento, envase e lojas também foram extremamente atingidas.

Portanto, não se tem ainda uma estimativa exata dos prejuízos aos produtores, suas famílias e comunidades, ou o impacto que terá sobre a safra e a cachaça de alambique gaúcha em 2024, mas com certeza este impacto não será pequeno, talvez até para os próximos anos.

A Aprodecana que é a associação dos produtores de cana-de-açúcar e seus derivados no Rio Grande do Sul está buscando recursos e formas para amenizar a situação e você que é um consumidor, admirador e que conhece a história da cachaça de alambique gaúcha também pode contribuir com qualquer valor através do PIX CNPJ 03.718.466/0001-15 em nome da Aprodecana. Estes recursos serão geridos pelos associados para ações de emergência, abertura e recuperação de acessos e da infra estrutura básica das destilarias atingidas. Importante destacar que a Aprodecana é formada por agricultores familiares e orgânicos.

Contribuindo com a Aprodecana você auxilia os produtores de cachaça de alambique do RS.

Esta campanha da Aprodecana tem o apoio deste blog e da loja online Bebo Cachaça que durante a tragédia criou uma ação no Instagram entre os clientes solicitando que não comprem na loja, mas façam doações para as vítimas, instituições de auxílio e a Defesa Civil. Após a normalização a loja online Bebo Cachaça terá bônus e produtos exclusivos para os solidários de todo o Brasil e uma atenção muito especial para os que auxiliarem a Aprodecana.

Quando surgirem informações relevantes este artigo será atualizado.

Aprodecana RS
PIX PIX CNPJ 03.718.466/0001-15

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Casa Bucco atingida por deslizamento de terra.

Vista anterior do Vale do Rio das Antas na Casa Bucco.
O histórico alambique da Casa Bucco no Vale do Rio das Antas em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul foi atingida por um deslizamento de terra durante as inundações no Rio Grande do Sul neste início de maio de 2024. Também aconteceram duas mortes com uma colaboradora e um colaborador da empresa que foram soterrados. Nossa solidariedade às famílias destas pessoas que sem dúvida auxiliaram na construção da História desta grande destilaria gaúcha.

As informações são de muitos prejuízos com as áreas de moagem, destilação e envase atingidas, além de várias estruturas de apoio destruídas. Os canaviais possivelmente também tenham sido afetados. Pelas informações que temos até este momento no dia 06 maio, a área de envelhecimento não foi atingida.

Área de envelhecimento da Casa Bucco não foi atingida.

Também temos informações de muitos outros alambiques gaúchos atingidos com inundações em suas áreas de cultivos de canas, moagem, destilação, produção e lojas. Nos próximos dias vamos fazer um levantamento completo e traremos as informações de quais as destilarias gaúchas atingidas e suas localizações.

Nossa solidariedade aos familiares das pessoas atingidas neste incidente muito grave para a vida e a história. Nos solidarizamos também com todas as pessoas que foram atingidas por este desastre ambiental no Rio Grande do Sul, os desabrigados, os que perderam pessoas queridas, os que perderam os recursos de sobrevivência.

Loja e área de degustação da Casa Bucco.

Agradecemos aos órgãos de governos municipais, estaduais e federais, Defesa Civil, bombeiros de vários Estados, voluntários, empresas e todos aqueles que neste momento de extrema dificuldade foram solidários com os gaúchos.

Faça sua doação segura através da Defesa Civil.

PIX CNPJ 92.958.800/0001-38

sexta-feira, 26 de abril de 2024

1º Curso Sommelier de Cachaças 100% Brasil.

1ª turma do Curso Sommelier de Cachaças 100% Brasil realizada entre os dias 10/04 a 01/05/2024.
 Com aulas online ao vivo, atividades práticas, grupo exclusivo de interação e conteúdos acessíveis organizados em quatro módulos que somam 24 horas/aulas.

A denominação 100% Brasil remete à origem da cachaça e também ao grande mercado do país em que é a bebida destilada mais consumida e popular.

Este é um curso indicado para quem quer entender o universo da cachaça, seja para seu consumo pessoal e atividades sociais ou para atuar nos diferentes segmentos do mercado da cachaça de alambique.

Com enfoque na educação para o consumo e na qualificação das experiências sensoriais, curso capacita para a atuação de maneira assertiva e diferenciada no mercado da cachaça de alambique, na organização de atividades de degustação e harmonização, escolha de produtos, elaboração de cartas para bares, restaurantes e lojas, na organização de estoques e serviços, para os produtores se diferenciarem, melhorarem e qualificarem os aspectos sensoriais dos seus produtos e com isso ampliarem seu público e as vendas.

Um diferencial deste curso é a abordagem do uso eficiente das redes sociais e do marketing digital na divulgação das marcas, produtos, serviços e eventos, com um módulo e conteúdos exclusivos elaborados com enfoque na comunicação, entretenimento, vendas e informações de qualidade aos consumidores.

Deguste sua cachaça como um profissional, eduque os consumidores, qualifique o mercado e fidelize seus clientes.

Faça a pré inscrição na próxima turma que é lmitada. Acesse o QR code e garanta agora a sua vaga.

Faça a pré inscrição.

domingo, 17 de março de 2024

Curso Sommelier de Cachaças 100% Brasil.

Você já pensou em degustar as suas cachaças preferidas como os profissionais? Em impressionar os convidados com suas habilidades para harmonizar cachaças com os pratos da culinária típica do Brasil e fazer coquetéis exclusivos ou releituras dos grandes clássicos?

Ou, melhor ainda, se tornar um profissional reconhecido nos mercados de bebidas destiladas no Brasil e até do exterior?

Se você é produtor, que tal qualificar seus produtos, aprender a identificar os atributos positivos, combinar os aromas, histórias e sabores e melhorar sua comunicação com os consumidores e distribuidores?

Ou se você é um profissional de bares, lojas e restaurantes que acha de ampliar a visibilidade, qualificar a comunicação e fidelizar seus clientes?

Esta é a proposta do Curso Sommelier de Cachaças 100% Brasil: trazer aos participantes um conhecimento completo sobre a cachaça, desde a história, produção, importância econômica e cultural, técnicas de avaliação sensorial e reconhecimento das qualidades, usos e harmonizações na culinária brasileira, elaboração de coquetéis exclusivos e releituras de clássicos, a comunicação e o marketing desta bebida que é parte da identidade nacional.

Um diferencial deste curso é a abordagem da comunicação e do marketing digital da cachaça, com um módulo voltado para o entendimento e otimização no uso das redes sociais e suas ferramentas na divulgação de produtos, marcas, locais, eventos e atividades.

E todo este conteúdo com um viés de prática e identificação de oportunidades para as possibilidades de atuação profissional e qualificada, agregando valor aos produtos e serviços relacionados ao consumo e ao mercado da cachaça.

Este curso é elaborado e tem como instrutor o Sommelier de bebidas destiladas Antonio Silvio Hendges, editor deste blog, consultor em educação e consumo e com amplo conhecimento da produção, consumo e mercado da cachaça de alambique. Siga no Instagram - Clique aqui 

Faça a pré inscrição, acesse o QR Code e garanta sua participação na próxima turma.

Faça a pré inscrição.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Bebo Cachaça - Nossa loja sem fronteiras!

A loja online Bebo Cachaça está em atividade desde outubro do ano passado com uma proposta diferenciada quanto aos seus produtos e também ao atendimento dos seus clientes em todo o Brasil.

Quanto aos produtos, o foco é nas cachaças de alambique produzidas no Rio Grande do Sul. Isso pode até parecer simples, mas quando se analisa a história e as muitas características exclusivas da cana-de-açúcar e das cachaças sulinas, faz total sentido uma loja especializada em cachaças produzidas nas várias regiões, climas, solos, modos de fazer e culturas, o que resulta em produtos com aromas e sabores muito característicos e exclusivos.

A cachaça gaúcha tem uma história própria e a Bebo Cachaça quer para além de produtos levar aos consumidores de todo o Brasil, inclusive para os gaúchos e seus descendentes que residem em outros Estados, uma seleção de cachaças de alambique representativas das culturas e tradições de produção e consumo no extremo sul do Brasil, incluindo-se a coquetelaria e a culinária com as diversas influências regionais e étnicas presentes.

Acesse a loja e escolha sua cachaça de alambique preferida – Clique aqui

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Rio Grande no Alambique e Bebo Cachaça formam parceria.

2024 já chegou para o universo das cachaças e bebidas destiladas gaúchas, a parceria com a loja online Bebo Cachaça para a divulgação dos conteúdos do blog Rio Grande no Alambique na página da loja faz parte da proposta de disponibilizar informações sobre os seus produtos com educação para o consumo qualificado e o atendimento personalizado dos clientes. Essa parceria profissional trará muitas novidades para as cachaças de alambique gaúchas.

O blog Rio Grande no Alambique é o maior acervo digital sobre a história, a cultura e o consumo da cachaça de alambique no Rio Grande do Sul. Aborda também outras bebidas destiladas gaúchas, mas a cachaça e o cultivo da cana-de-açúcar no RS é o principal assunto. Tem mais de 150 mil acessos no Brasil, Alemanha, Rússia, França, Reino Unido e Portugal com destaque para os EUA e a comunidade brasileira americana em segundo lugar no total de acessos.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Cachaçaria Klaus Schnapps - Alto Feliz/RS.

A história da Klaus Schnapps começou há muitos anos com o pioneiro Afonso Klaus que tinha um alambique que produzia a cachaça com a marca “Bronca”. E afirmava que para viver feliz é preciso ao menos alguns tragos por dia. O cultivo da cana e o trabalho no alambique fascinava o seu bisneto Leandro Klaus que cresceu e continuou degustando, procurando novidades, viajando para conhecer outras destilarias e regiões, se aprimorando nos aromas e sabores, colecionando e divulgando a cachaça.

Com o tempo e incentivado pela família surgiu a ideia e a vontade de se tornar um empreendedor neste universo tão rico e diverso da cachaça de alambique e Leandro criou a marca Klaus Schnapps que na língua alemã dos imigrantes da região de Alto Feliz no Rio Grande do Sul significa “Cachaça do Klaus”. Então, passou a organizar e abriu a Cachaçaria Klaus Schnapps, um espaço para a apreciação, a degustação e a harmonização da cachaça, de valorização da nossa bebida, da coquetelaria e da culinária gaúcha e brasileira, administrado pelo Leandro e pela esposa Adriane Klaus.

Compre as cachaças de alambique Klaus Schnapps - Clique aqui.

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Cachaçaria Possamai - Imigrante/RS.

Imagem: marketing Cachaçaria Possamai.
A Cachaçaria Possamai é um empreendimento da agroindústria familiar no município gaúcho de Imigrante localizado entre a Serra Gaúcha e a Depressão Central no Vale do Rio Taquari. Com colonização de imigrantes alemães e italianos reuniu em sua emancipação os distritos de Arroio da Seca que pertencia à Estrela e Daltro Filho de Garibaldi.

Com clima predominante subtropical o município possui muitos vales que formam microclimas influenciados pelos rios e elevações próximas. Isso favorece a predominância da agricultura familiar e da grande capacidade e potencial para a produção de alimentos o que resulta em muitas agroindústrias que se somam em uma economia diversificada que coloca o município entre os que possuem melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul.