segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Último artigo... em 2020.

Cachaças gaúchas - Foto: Aprodecana.

Neste último artigo do ano não vou falar das cachaças e bebidas destiladas gaúchas, dos destaques, dos prêmios, dos produtos ou das marcas. Quero falar um pouco dos profissionais e me solidarizar com os trabalhadores da cadeia produtiva da cachaça, não somente do Rio Grande do Sul, mas de todo o país, afinal nossa bebida é um orgulho nacional, não importa o Estado.

Em 2020 o ano foi difícil para o setor, desde a produção, a logística com falta de garrafas, caixas de transporte e produtos e outros itens essenciais, mas também na ponta do consumo, com a limitação das atividades ou mesmo o fechamento de bares, restaurantes, lojas e outros espaços, principal foco de muitas marcas e produtos e fonte do trabalho e da renda dos profissionais como bartenders, sommeliers e outros relacionados com a coquetelaria, gastronomia, turismo e eventos. A suspensão das feiras como a Expocachaça e outras também impactou em muito as atividades dos produtores e marcas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Todos os destaques e medalhas gaúchas em 2020.

Buteco do Jay Extra Premium, Medalha Duplo Ouro. Foto - CN.

O ano de 2020 foi bastante complicado para a saúde em escala global com a pandemia Covid 19 em várias ondas e os consequentes impactos sobre a economia e o consumo, alterando em muitos casos de forma irreversível como as pessoas se relacionam umas com as outras e também com as marcas e produtos. Mas as cachaças gaúchas continuaram se destacando na preferência dos consumidores e nos concursos com várias medalhas, o que ajudou a amenizar os impactos negativos sobre as vendas, principalmente nas feiras que foram suspensas.

Em março, as gaúchas das marcas Leandro Batista e Weber Haus 7 Madeiras ficaram entre as escolhidas pela Cúpula da Cachaça na categoria Armazenada/Envelhecida. Na categoria Premium/Extra Premium a Casa Bucco Extra Premium e a Weber Haus Extra Premium 6 Anos foram as destacadas. Este concurso é realizado cada dois anos em três fases, iniciando com 250 cachaças indicadas pelos consumidores, 50 destacadas por especialistas de todo o Brasil e as 10 melhores escolhidas pelos componentes da Cúpula da Cachaça nas categorias pré definidas.